Qualificações:
Professora de Universitária, pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Unicamp, com destacada atuação na área da educação, ministrando aulas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu.
Experiência para ministrar as disciplinas: Sociologia, História Contemporânea, História da Moda, História do Corpo, Arte e Cultura Latino-americana, Interculturalidades, Linguagem e expressão nas artes, Introdução a pesquisa e metodologia, História do Brasil, Ciência Econômica e Estudos Brasileiros, Relações Étnico-raciais e afrodescendência, Museus, acervos e Patrimônio Histórico, Projetos Interdisciplinares em Arte, além de disciplinas na área de Comunicação: Teoria da Comunicação, Comunicação Visual, Oficinas de texto.
Ministra aulas dialogadas e expositivas, utilizando estudos de caso, tendências e comportamentos sociais, empregando ferramentas como visitas virtuais a instituições culturais, podcasts, imagens, estatísticas, fontes literárias e artefatos de vestuário, além de realizar pesquisas de campo, objetivando o estímulo, a autonomia e reflexão dos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho e alinhando as atividades com o campo de atuação do curso.
Planeja, implementa e acompanha projetos de extensão, formação continuada e treinamentos corporativos, com expertise no uso de metodologias ativas, desenvolvimento de soft skills e condução de processos avaliativos eficientes.
Elabora avaliações preparatórias para o Enade, desenvolvimento de dossiês de formação, atividades do Núcleo Docente Estruturante para avaliações, visitas dos avaliadores do MEC.
Possui uma carreira de destaque na área corporativa como colaboradora nas Empresas: Adidas do Brasil, Agência Salem de Comunicação, Fibra Dupont, Reebook e instituições de Ensino Superior SESC, SENAC, PUC e Centro de Pesquisas.
Expertise no desenvolvimento de produtos têxteis e na criação de cursos e materiais de comunicação voltados para a imagem e história de marcas. Experiência sólida em desenvolvimento de tecnologia de produtos e técnicas de vendas, atendendo a setores industriais e comerciais, além de capacitar equipes nacionais e internacionais.
Trajetória Profissional:
Ensino Superior:
- 2023 – CPF SESC – Professora Convidada do Centro de Pesquisas SESC | Presencial.
- Áreas de História, Arte e Cultura. Elaboração de curso e material pedagógico.
- 2019 – 2023 – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – Professora Adjunta| Presencial e Híbrido.
- Disciplinas das áreas de História, Arte e Cultura, Moda e Licenciatura | cursos Artes Visuais e Moda;
- Orientação de IC e TCC e Supervisora de estágio na Licenciatura;
- Membro do colegiado Artes Visuais.
- 2017 – 2020 – Ânima | Universidade S. Judas e HSM University – Professora Adjunta| Presencial e Híbrido.
- Disciplinas das áreas de História, Sociologia, Comunicação | cursos: RI, Direito, Publicidade
- Professora de PI de Relações Internacionais nos temas Arte e Cultura. Orientadora IC.
- 2012 – 2014 – Universidade Paulista | Unip – Professora Adjunta.
- Disciplinas das áreas de História, Arte, Cultura, Design e Comunicação;
- Líder nas disciplinas História da Arte e História da Moda na elaboração de conteúdos para plataformas digitais;
- Membro do Núcleo Docente Estruturante.
- 2013 – 2014 – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Professora Convidada da pós-graduação.
- Disciplina Pesquisa e Metodologia nos cursos de Moda e Comunicação.
- 2013 – 2014 – Centro Universitário Senac de São Paulo – Professora Convidada da pós-graduação.
- Disciplina Pesquisa e Planejamento de Coleção no curso de Moda.
- 2005 – 2012 – Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP – COGEAE – Pós-graduação – Professora Convidada pós-graduação de História no Ateliê de Clio e PEC -Formação Universitária.
- Planejamento e ministração de aulas presencial e vídeo aulas.
Empresas:
- 1999 – 2012 – Adidas do Brasil – Coordenadora de Product Training e Trade Marketing.
- 1997- 1998 – Salem Agência de Comunicação: Atendimento e Planejamento de Marketing Direto.
- 1994 – 1996 – Fibradupont – Área de Marketing Varejo, para as marcas: Supplex, Tactel, Lycra. Desenvolvimento de treinamentos para clientes e stakeholders sobre produtos, tendências de moda e consumo, técnicas de vendas para região Sudeste.
- 196 – Reebok – Supervisora de Promoção e Eventos.
Pesquisadora:
- 2003 – 2005 – PUC/SP – CEDIC Centro de Documentação Histórica – Experiência de três anos, desenvolvendo atividades em Pesquisa de História e Processamento Técnico de publicações periódicas sobre movimentos populares, estudantis, operários, direitos humanos, movimentos rurais, urbanos e religiosos.
- 2005 – VITAE – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social – Realização de atividades de análise aos projetos de museus, eventos culturais com bolsas encerradas para arquivamento no Arquivo do Estado de São Paulo.
- 2003 – Editora Abril – Pesquisadora de História para programa de multimídia da Revista Almanaque 2003, sendo ainda
responsável pela pesquisa e seleção de 70 documentos históricos escritos sobre história Geral e História do Brasil e Seleção e criação de leading de entrevistas especiais da Revista Veja e Nova Escola junto à equipe da Revista Veja para CD-room Almanaque.
Destaques:
- Professora Homenageada formandos – FMU – 2022.
- Professora Homenageada formandos – Ânima – Universidade São Judas – 2019.
- Prêmio Melhor Profissional Marketing Brasil – Adidas – 2001.
Produções e Publicações recentes:
- SALVETI, X. M. Elaboração de Material Educativo Fund. I, II e médio conteúdo digital pedagógico Fmu2023.
- SALVETI, X. M. História Arte e Cultura Latino Americana conteúdo digital pedagógico Fmu 2022.
- SALVETI, X. M. As roupas nas práticas corporais e esportivas: A Educação do corpo. Entre o corpo, a elegância e a eficiência (1920-1940) Resenha. Revista Projeto História PUC-SP v. 49 2014.
Formação:
- 2023 – Pós – Doutorado em Educação Unicamp. (em curso)
- 2018 – Pós-Doutorado em História Social pela FFLCH – USP.
- 2011 – Doutorado em História Social pela FFLCH – USP.
- 2005 – Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica – PUC.
- 1998 – Bacharelado em Comunicação pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP.
Idiomas:
- Intermediário em Inglês (London Center – Londres).
- Fluência em Espanhol (Intercâmbio – Espanha e Argentina).
- Bons conhecimentos em Italiano (cursando nível III no Instituto Italiano de Cultura).
Tecnologia:
- Domínio Pacote Office 360
- Google Meet, Google for Education, Google Fored, Google Class Room e Zoom.
Cursos:
- Ancestry and Artistry: Maya textiles from Guatemala. Textile Musen of
- Narrativa, Pintura e Fotografia. Universidade de São Paulo, FFLCH – USP.
- Tec Summit – Treinamento em tecnologia têxtil performance e calçados. Adidas Alemanha
- Tecnologia Têxtil em Lycra: Tecelagem e Malharia. DuPont, DUPONT, Brasil.
- Produção de Moda. Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP.
- Marketing Relationship com Mr. Regis Makenna, HSM.
Participação em congressos, simpósios, eventos destacando-se as mais recentes:
- Michel Foucault e a história do corpo: cosntruções, desconstruções e o cuidar de si. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). (2021)
- Análise da linguagem Crítica nas Artes – Expressionismo Diego Rivera documentário. 2020. (Apresentação Trabalho/Simpósio). (2020)
- A construção da estética feminina: biopolítica na Era Vargas publicidade em revistas de variedades. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).(202o)
- X Colóquio Internacional Michel Foucault IFCH Unicamp 2016. (Colóquio)
- III Internacional de Inovação em Educação O Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação (Lantec) da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp 2015. (Simpósio)
- XII Brazilian Studies Association – Congress. The advertisement and the biopower in the Vargas Era: -representations of the feminine in advertisements in the newspapers of Rio de Janeiro. 2014 (Congresso).
- As tensões entre o público e o privado na era digital – Instituto de Estudos Avançados USP. 2013 (Simpósio).
- III Congresso Internacional de Filosofia de la História: Dimensiones de la Experiência Historica. Estudios de la escuela deCambridge sobre la história intelectual y sus contribuciones en la historiografía brasileña. 2012 (Congresso).
- III Internacional UFES/Université Paris Est/Universidade do Minho. Territoires, pouvoirs, identités, 2011. (Congresso)
Artigos, resenhas, publicações em anais de congressos mais recentes:
- SALVETI, X. M. As roupas nas práticas corporais e esportivas: A Educação do corpo. Entre o corpo, a elegância e a eficiência (1920-1940) Resenha. Revista Projeto História PUC-SP v. 49 2014.
- SALVETI, X. M.. Corpos expostos, enfrentamentos: produtos e serviços para a beleza feminina anunciados em periódicos na Pauliceia dos anos 20 e cotidiano das mulheres trabalhadoras pobres (Parte 1). Revista História e-História Unicamp-, v. 1, p. 1-30, 2013.Citações:1
- SALVETTI, X. M. XII The advertisement and the biopower in the Vargas Era: representations of the feminine in advertisements in the newspapers of Rio de Janeiro. Brazilian Studies Association – Congress. 2014
- SALVETI, X. M. . Estudos da Escola de Cambridge sobre a História intelectual e suas contribuições na historiografia brasileira: análise da publicidade em periódicos na São Paulo Contemporâneo. In: Dimensiones de la Experiência Histórica. Facultad de Filosofia y letras de la Universidad de Buenos Aires, 2012.
- SALVETTI, X. As Mulheres e a Cidade III Internacional UFES/Université Paris Est/Universidade do Minho. Territoires, pouvoirs, identités, 2011.
Perfil:
Dinamismo, comprometimento, empatia, pontualidade, criatividade, habilidade para trabalhar em equipe.