Qualificações:
Profissional em destacada carreira na área educacional atuando como Professor de Artes para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.
Desenvolve planos de aula e práticas pedagógicas com metodologia, linguagem e abordagem personalizadas para diferentes faixas etárias e perfis de turma, garantindo total alinhamento às competências da BNCC.
Ministra aulas contextualizadas, utilizando referências históricas e artísticas para estimular o debate e a reflexão crítica, articulando o conteúdo com temas da atualidade e finalizando com projetos práticos, garantindo a aplicação real do conhecimento construído em sala.
Domínio na aplicação de múltiplos recursos didáticos, integrando ferramentas digitais (softwares, aplicativos e plataformas on-line) a linguagens artísticas tradicionais (música, teatro e análise de obras) e práticas de ateliê, com o objetivo de criar aulas dinâmicas e acessíveis a diferentes perfis de aprendizagem.
Experiência na preparação de alunos para o ENEM e vestibulares, com metodologia focada na análise estratégica de exames anteriores, identificação de conteúdos de alta incidência e desenvolvimento de competências de interpretação e resolução de problemas.
Experiência com projetos interdisciplinares.
Trajetória Profissional:
Experiência adquirida em diferentes segmentos de ensino, como:
Rede Particular:
- Liceu Coração de Jesus – Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.
- Colégio Salesiano Santa Teresinha – Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Colégio Paschoal Dantas – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Rede Pública:
- CIEJA Campo Limpo – Anos Finais do Ensino Fundamental.
- EMEFM Prof. Derville Alegretti – Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.
- EMEFM Prof. Derville Alegretti – Ensino Médio.
- EMEF Brig. Haroldo Veloso – Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e EJA.
- EMEF Aroldo de Azevedo – Anos Finais do Ensino Fundamental e EJA.
- ETEC Maria Augusta Saraiva – Professor dos cursos de Design Gráfico, Produto e Embalagem e Comunicação Visual.
- EE Escritor Juan Carlos Onetti – Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.
- E.E Pres. Salvador Allende Gossens – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Formação:
- História da Arte Teoria e Crítica. Faculdade Paulista de Artes.
- Licenciatura Plena em Artes – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
- Desenho Industrial – Design Gráfico – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Tecnologia:
- Usuário de Informática (Office, Internet e Aplicativos).
Cursos:
Profissional em constante aprimoramento por meio de cursos, oficinas e eventos na área de educação, destacando os mais recentes:
Cursos e Oficinas ministrados:
- Escola Vera Cruz – Oficina de Grafitti – EJA.
- SESC Belenzinho. Curso de Linóleogravura – curso de 15 horas.
- SESC Interlagos. Oficina de argila terracota – público infantil e seus responsáveis.
- Colégio Humboldt Interlagos – Oficina de Foto Pintura Colagem e Linóleogravura.
- SESC Interlagos. Oficina de argila terracota – público infantil e seus responsáveis.
- SESC Belenzinho. Oficina de Giz Pastel Oleoso – público infantil e seus responsáveis.
- Colégio Humboldt Interlagos – Oficina de Foto Pintura Colagem e Grafitti.
- Educação Inédita. Ministra Oficina: elaboração de questões contextualizadas e interdisciplinares para FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri), Formação de Professores.
Cursos de extensão:
- Formação da Cidade SME de São Paulo – Currículo da Cidade. Formação de Percursos.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – LUGAR DE FALA.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – EDUCAÇÃO DE ADULTOS COMO DIREITO HUMANO.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E NÃO XENOFÓBICA.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – PROEJETO DE VIDA PARA JOVENS.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – BRANQUITUDE.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – EDUCAÇÃO COMO DIREITO.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – Ensino Médio – Práticas.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – Educação de Jovens e Adultos – Práticas.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – Educação Infantil – Experiências e Materialidades
- Formação da Cidade SME de São Paulo – EJA – A Pedagogia dos Projetos
- Formação da Cidade SME de São Paulo – Ensino Médio – Acompanhamento das Aprendizagens.
- Formação da Cidade SME de São Paulo – Ensino Fundamental – Adolescência.
- Educativo MAMusei de Arte de São Paulo – 33ª Bienal Cultura tradicional na infância.
- Educativo MAMusei de Arte de São Paulo – 32ª Bienal. Incerteza viva. Processos artísticos e pedagógicos.
- Educativo MAM Museu de Arte Moderna. Exposição Piero Manzoni.
- Educativo Instituto Tomie Ohtake. Exposição Tomie Ohtake 100-101.
- Educativo MAM Museu de Arte Moderna. 31ª Bienal de São Paulo. Laboratório de material educativo, produção coletiva de sentidos.
- Educativo MAM Museu de Arte Moderna. 31ª Bienal de São Paulo: Histórias ao pé do Baobá. Coletivo Contrafilé.
- Avaliação Escolar no Contexto Educacional do Século XXI – Ana Mae Barbosa, professor como mediador; Giuliano Terno. Educadores em arte como mediadores
- Negros, Índios e o Brasil – Diálogos na Cultura. Ministrados pelos Professores Ana Mae Barbosa e Dennis de Oliveira na Caixa Cultural.
- Curso Para formação de Arte – Educadores – DESENHO. Oficina Cultural Oswald de Andrade. Seleção via Edital para concursos.
Palestras e Seminários:
- Expo Arte SP – 43ª Edição.
- XXII ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
- CCBB DF – 20 Anos do movimento Armorial.
- Instituto Singularidades. Arte de Ensinar Arte: como abordar as dimensões filosóficas e práticas da arte na educação.
- Pavilhão aberto Bienal. Visitação com Álvaro Rakuk – arquitetura como entendimento do espaço.
- MAM. Seminário museus, infância e liberdade de expressão
- Instituto Tomie Othake – Formação de Professores, ferramentas metodológicas para o ensino de arte.
- Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) – Estratégias pedagógicas com foco em arte contemporânea para integrar visitas ao museu com o currículo escolar.
- PINACOTECA SP – Formação continuada para professores, com temas relacionados ao museu.
- Museu Afro Brasil – Técnicas artísticas ligada a cultura afro-brasileira.
- PINACOTECA SP – Encontro com Educadores. Trabalhar com arte em sala de aula.
- Unisal. A Escola da Ponte. Professor José Pacheco.
- Educativo 30° Bienal São Paulo. Por que guardar?
- VII FÓRUM interdisciplinar Unisal. Ministrada pelo professor Mário Sérgio Cortella.
- Educativo Bienal, Semana do Professor, Diálogos com a Arte.
- SESC Belenzinho – Lei 10639/2003 História da Cultura Afro-Brasileira e indígena para Arte-Educadores.
- Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – 6º Fórum Educação, Competências e Valores
Participação em exposições:
- FUNDACI Ilhabela/Museu Fazenda do Engenho D’água Exposição Individual – Fluidos, Fluxos e Confluídos
- FUNDACI Ilhabela – 46° Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário. Premiado com Troféu de Ouro na Categoria Escultura.
- FUNDACI Ilhabela Exposição Individual – Horizontes convergentes: Miscelânea de Mar, Mural e Memória.
- VI BIG (Bienal Internacional de Guarulhos em pequeno formato). Esculturas, Assemblage.
- FUNDACI Ilhabela – 44° Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário. Premiado na Categoria Escultura.
- FUNDACI Ilhabela – Exposição “O que os olhos não viram”. Categorias Fotografia e instalação.
- FUNDACI Ilhabela – 43° Salão Oficial de Artes Plásticas Waldemar Belisário. Categoria Escultura – Com publicação pela editora GGE livros didático Arte e sustentabilidade.
- FUNDACI Ilhabela – Semana da Mulher. Categoria Pintura.
- Exposição coletiva Escola da Cidade. Coletivo 308. Xilogravura, escultura e instalação.
- IV BIG (Bienal Internacional de Guarulhos em pequeno formato). Esculturas, Assemblage.
Perfil:
Boa oratória, curiosidade, dinamismo, facilidade de trabalho em equipe, determinação, apaixonado pelo que faz e pela educação.