Qualificações:
Professora licenciada em Letras com Habilitação em Português e Espanhol pela USP com uma ascendente carreira no magistério construída em escolas privadas de grande e médio porte.
Na Educação Básica leciona a disciplina de Língua Portuguesa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Detém prática como Professora da Língua Espanhola para alunos de Ensino Médio em projeto específico.
Experiência com metodologias ativas e tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem com habilidade em adaptá-las à proposta pedagógica da instituição, BNCC e, aos perfis e necessidades dos alunos.
Desenvolve aulas interativas, práticas e produtivas apresentando o tema da aula através de atividades de engajamento, seja por meio de trecho de obra cultural audiovisual, literária e/ou musical, brainstorming e/ou debate, entre outras para levantar o conhecimento prévio dos alunos nas quais são articuladas às teorias e às aplicabilidades com diferentes recursos, como: painel integrado, resolução de situação problema (PBL), trilha de aprendizagem e, outros.
Finaliza as aulas com resolução de questões objetivas, Kahoot e Google Forms, instrução por pares e compartilhamento de opiniões e/ou da experiência de aprendizagem entre colegas visando assegurar a transposição dos conceitos à realidade.
Possui competência técnica e disposição para assumir a preparação de alunos às avaliações do ENEM e vestibulares.
Habilidade com projetos e atividades interdisciplinares articuladas com um eixo em comum com demais áreas do conhecimento e profissionais visando o desenvolvimento das competências e habilidades dos discentes enquanto seres humanos.
Participa ativamente das ações que envolvem todos os eventos e atividades comemorativas promovidas na instituição.
Trajetória Profissional:
Destacada carreira na área educacional, atuando em instituições:
- Escola Móbile – Professora assistente de Redação e Gramática para o Ensino Médio.
- Escola CEB – Centro Educacional Brandão – Professora de Língua Portuguesa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Colégio Pentágono – Corretora de Redação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Editora Moderna – Elaboração de Sequências Didáticas de Língua Portuguesa para Anos Finais do Ensino Fundamental, referente a série: Se Liga Na Língua (Wilton Ormundo e Cristiane Sinilcalchi).
- Colégio Paulistano Europa – Professora de Língua Espanhola para turma do Ensino Médio.
Formação:
- Bacharelado e Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Espanhol pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP.
Pesquisas:
- Neologia do português brasileiro
- Orientadora: Profa. Dra. Ieda Maria Alves
- Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – FFLCH – USP
- Iniciação científica, 2012 – 2013.
- Monitora de Língua Espanhola II
- Orientadora: Profa. Dra. Fátima Cabral Bruno
- Departamento de Letras Modernas – FFLCH – USP
- Programa de Estímulo à Graduação – 2014.
Cursos:
- Ensino Híbrido: uma introdução ao tema. Out./2020 – Portal de Cursos Abertos – UFSCar
- Gênero, raça, corpo e visualidades científicas. Out./2020 – Extensão – Universidade de São Paulo.
- Os antecedentes da Semana de Arte Moderna em 1920. Set./2020 – Casa Mário de Andrade.
- Arqueologia da tradução. Ago./2020 – Casa Guilherme de Almeida.
- Avaliação textual: análises e propostas. Mai./2020 – Escrevendo o futuro.
- As mulheres na sociedade de classes. Jul./2020 – Difusão – Universidade Federal de São Carlos.
- A escrita literária e a emancipação feminina. Mai./2020 – Escola IPIA.
- A representação das mulheres no cinema. Fev./2020 – Tapera Taperá.
- Morfologia: panorama, interfaces e modelo não lexicalista. Fev./2020 – Difusão – USP.
- Games e gamificação no ensino de línguas. Nov./2019 – Centro de Línguas – FFLCH – USP.
- Poesia de Mário de Andrade: leitura comentada. Ago./2019 – Casa Mário de Andrade.
- Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Jul./2019 – Fundação Lemann – Coursera
- Literatura ao rés do chão: Momentos da tradição da crônica no Brasil. Mai./2019 – Centro de Pesquisa e Formação – SESC-SP.
- Histórias da arte: o Renascimento de Giotto a Tintoretto. Mar.-Jul./2019 – MASP.
- Grandes temas do Modernismo brasileiro: arte e literatura – Nov./2018. Casa Guilherme de Almeida
Tecnologia:
- Usuária de Informática (Pacote Office e Internet).
- Google Classroon, Microsoft Teams.
Idiomas:
- Espanhol:
- Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) – nível C2
- Diploma Coined Santiago de Chile – nível C2
- Inglês: Fluente.
Perfil:
Boa postura, comunicação e relacionamento; dinamismo, responsabilidade, engajamento, pontualidade, criatividade e facilidade no trabalho em equipe, são algumas das suas características que por sinal somam-se ao respeito às normas, regras e pessoas.