Professora de Língua Portuguesa – Cód.: 08.09.4764/2025.

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Professora de Língua Portuguesa – Cód.: 08.09.4764/2025.

Qualificações:

Professora licenciada em Letras com Habilitação em Português e Espanhol pela USP com uma ascendente carreira no magistério construída em escolas privadas de grande e médio porte.

Na Educação Básica leciona a disciplina de Língua Portuguesa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Detém prática como Professora da Língua Espanhola para alunos de Ensino Médio em projeto específico.

Experiência com metodologias ativas e tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem com habilidade em adaptá-las à proposta pedagógica da instituição, BNCC e, aos perfis e necessidades dos alunos.

Desenvolve aulas interativas, práticas e produtivas apresentando o tema da aula através de atividades de engajamento, seja por meio de trecho de obra cultural audiovisual, literária e/ou musical, brainstorming e/ou debate, entre outras para levantar o conhecimento prévio dos alunos nas quais são articuladas às teorias e às aplicabilidades com diferentes recursos, como: painel integrado, resolução de situação problema (PBL), trilha de aprendizagem e, outros.

Finaliza as aulas com resolução de questões objetivas, Kahoot e Google Forms, instrução por pares e compartilhamento de opiniões e/ou da experiência de aprendizagem entre colegas visando assegurar a transposição dos conceitos à realidade.

Possui competência técnica e disposição para assumir a preparação de alunos às avaliações do ENEM e vestibulares.

Habilidade com projetos e atividades interdisciplinares articuladas com um eixo em comum com demais áreas do conhecimento e profissionais visando o desenvolvimento das competências e habilidades dos discentes enquanto seres humanos.

Participa ativamente das ações que envolvem todos os eventos e atividades comemorativas promovidas na instituição.

 

Trajetória Profissional:

Destacada carreira na área educacional, atuando em instituições:

  • Escola Móbile – Professora assistente de Redação e Gramática para o Ensino Médio.
  • Escola CEB – Centro Educacional Brandão – Professora de Língua Portuguesa para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Colégio Pentágono – Corretora de Redação dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Editora Moderna – Elaboração de Sequências Didáticas de Língua Portuguesa para Anos Finais do Ensino Fundamental, referente a série: Se Liga Na Língua (Wilton Ormundo e Cristiane Sinilcalchi).
  • Colégio Paulistano Europa – Professora de Língua Espanhola para turma do Ensino Médio.

 

Formação:

  • Bacharelado e Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Espanhol pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP.

 

Pesquisas:

  • Neologia do português brasileiro
  1. Orientadora: Profa. Dra. Ieda Maria Alves
  2. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – FFLCH – USP
  3. Iniciação científica, 2012 – 2013.

 

  • Monitora de Língua Espanhola II
  1. Orientadora: Profa. Dra. Fátima Cabral Bruno
  2. Departamento de Letras Modernas – FFLCH – USP
  3. Programa de Estímulo à Graduação – 2014.

 

Cursos:

  • Ensino Híbrido: uma introdução ao tema.  Out./2020 – Portal de Cursos Abertos – UFSCar
  • Gênero, raça, corpo e visualidades científicas. Out./2020 – Extensão – Universidade de São Paulo.
  • Os antecedentes da Semana de Arte Moderna em 1920. Set./2020 – Casa Mário de Andrade.
  • Arqueologia da tradução. Ago./2020 – Casa Guilherme de Almeida.
  • Avaliação textual: análises e propostas. Mai./2020 – Escrevendo o futuro.
  • As mulheres na sociedade de classes. Jul./2020 – Difusão – Universidade Federal de São Carlos.
  • A escrita literária e a emancipação feminina. Mai./2020 – Escola IPIA.
  • A representação das mulheres no cinema. Fev./2020 – Tapera Taperá.
  • Morfologia: panorama, interfaces e modelo não lexicalista. Fev./2020 – Difusão – USP.
  • Games e gamificação no ensino de línguas. Nov./2019 – Centro de Línguas – FFLCH – USP.
  • Poesia de Mário de Andrade: leitura comentada. Ago./2019 – Casa Mário de Andrade.
  • Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Jul./2019 – Fundação Lemann – Coursera
  • Literatura ao rés do chão: Momentos da tradição da crônica no Brasil. Mai./2019 – Centro de Pesquisa e Formação – SESC-SP.
  • Histórias da arte: o Renascimento de Giotto a Tintoretto. Mar.-Jul./2019 – MASP.
  • Grandes temas do Modernismo brasileiro: arte e literatura – Nov./2018. Casa Guilherme de Almeida

 

Tecnologia:

  • Usuária de Informática (Pacote Office e Internet).
  • Google Classroon, Microsoft Teams.

 

Idiomas:

  • Espanhol:
  1. Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) – nível C2
  2. Diploma Coined Santiago de Chile – nível C2

 

  • Inglês: Fluente.

 

Perfil:

Boa postura, comunicação e relacionamento; dinamismo, responsabilidade, engajamento, pontualidade, criatividade e facilidade no trabalho em equipe, são algumas das suas características que por sinal somam-se ao respeito às normas, regras e pessoas.

Quer entrar em contato com este candidato?

Preencha o formulário abaixo, iremos entrar em contato.