Qualificações:
Profissional licenciada em Letras pela USP com destacada carreira na área educacional, lecionando em instituições da Educação Básica.
Como Professora leciona Língua Portuguesa, Literatura e Redação para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Ministra aulas dialógicas e contextualizadas, partindo do conhecimento prévio dos alunos, relacionando os conteúdos com exemplos do cotidiano, além de atividades que trabalham a oralidade, a produção textual e a leitura de maneira integrada.
Faz o uso de diferentes recursos, como: slides, músicas, trechos de filmes, documentários, apps, games, videoclipes, podcasts, entre outras mídias com o objetivo de ampliar e complementar o processo de ensino-aprendizagem do aluno.
Habilidade com o uso de tecnologia, aprendizagem baseada em projetos e metodologias ativas.
Experiência com livro didático e material apostilado.
Participação em projetos interdisciplinares, correlacionando as atividades com outras disciplinas.
Experiência com a preparação de alunos para ENEM e vestibulares.
Participa da organização e promoção de eventos, como: exposições, mostras e feiras.
Conhecimento sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Trajetória Profissional:
Destacada carreira desenvolvida na área educacional atuando em instituições como:
Educação Básica:
- Colégio Santa Amália
Professora de Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental. - Colégio Mater Dei:
Professora de Literatura para o Ensino Médio.
Professora de Produção de Texto para os Anos Finais do Ensino Fundamental. - Colégio Sagrado Coração de Jesus:
Professora de Literatura para o Ensino Médio.
Professora de Produção de Texto para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Colégio Visconde de Porto Seguro
Professora de Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental. - Escola Nova Estrela Guia
Professora de Redação para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
Ensino Superior:
- Universidade de São Judas Tadeu / Pronatec
Professora de Português Instrumental.
Outros:
- Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Professora de Língua Portuguesa para o Ensino Médio e EJA. - Colégio Santo Américo
Corretora de textos
Formação:
- Pós-Graduação em Literatura para Crianças e Jovens pelo Instituto Vera Cruz.
- Graduação em Letras: Bacharelado e Licenciatura pela Universidade de São Paulo – USP.
Tecnologia:
- Certificação: Google for Education.
- Apps produção de texto: Letrus, Google Documentos, Canva, Pixton, Scribble Press, entre outros.
- Apps para gestão de sala de aula: Moodle, Edmodo, Teams e Google Classroom.
- Interação imediata com os alunos: Kahoot, Nearpod, Padlet, Poll Everywhere, Socrative, entre outros.
Idiomas:
- Inglês – Intermediário.
Cursos:
- Análise Linguística e Formação em Linguagens na Escola – Escola de extensão da UNICAMP.
- Metodologias Ativas – Tríade Educacional.
- Curso online “Nas tramas do texto: caminhos para reescrita” – CENPEC e Itaú Social.
- Perspectivas de ensino de Literatura Brasileira – USP.
- O realismo em questão: Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa – USP.
- Entre a política e as intolerâncias: possíveis caminhos e falsos atalhos – Instituto Vera Cruz.
- Metamorfose da indisciplina – Casa Tombada.
- Oficina “A redação do vestibular UNICAMP”.
Participação em Congressos, Seminários e Simpósios:
- II Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura – SESC E Itaú Social (2019).
- 6º Simpósio Internacional de Linguagens Educativas (SILE) – Rede Sagrado (2018).
- 9º Congresso Internacional de Lusofonia – IP-PUC-SP (2018)
- XI Seminário de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa da FEUSP – XI SMLP (2012).
- VII Seminário Nacional entre Linguagens e Ensino (SENALE) – “Ensino e linguagem: novos desafios”. UCPel. (2012).
- 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica. “Imagens da violência na crônica ‘mineirinho’, de Clarice Lispector” – USP (2011).
- Simpósio Crítica Literária e Psicanálise – USP (2010).
- Colóquio Entre Literatura e História – USP (2010).
- Colóquio Walter Benjamim e a Literatura Brasileiro – USP (2010).
- IV Colóquio Projeto Temático “Escritas da Violência” – Módulo 1 – USP (2010).
- IV Colóquio Projeto Temático “Escritas da Violência” – Módulo 2 – UNICAMP (2010).
Perfil:
Sou uma profissional intuitiva e dinâmica. Busco estabelecer, na minha ação docente, relações significativas entre o mundo das ideias e o da vida prática. Sou das que acredita que o conhecimento herdado só tem seu valor garantido à medida que se torne conhecimento próprio, isto é, converta-se em experiência. Por isso, baseio-me em estratégias de ensino que levem o jovem a reconhecer a importância do conhecimento para sua vida presente e futura e o motivem a aprender de forma autônoma e colaborativa. Meus sete anos de experiência na docência, passando por diferentes etapas da educação, bem como por diferentes contextos sociais e culturais, forneceram-me competências relevantes, como a autonomia para planejar minhas ações, levando em consideração as regras e os princípios norteadores da instituição; a flexibilidade para reavaliar as ações e as metas planejadas a fim de se adequar a contextos imprevistos; e o diálogo para interagir com meus alunos e meus pares, construindo situações de ensino-aprendizagem que contribuam para a melhoria do ambiente na escola e na comunidade.