Qualificações:
Profissional com Bacharelado e Licenciatura pela USP, com sólida carreira na área educacional, lecionando História para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursinhos Pré-Vestibular e Pré-Vestibulinho em destacadas instituições particulares.
Facilidade em adequar-se a diferentes propostas e metodologias de ensino.
Trabalha aulas dialógicas partindo do conhecimento prévio do aluno, além de elementos da aula anterior para introduzir a teoria e relacioná-la com os momentos históricos e a atualidade. Busca criar condições para que os discentes desenvolvam senso crítico e autonomia, facilitando assim o ensino-aprendizagem.
Apoia as aulas com recursos audiovisuais e computacionais além de imagens e mapas que facilitam o entendimento do aluno sobre o conteúdo abordado.
Habilidade no uso de Metodologias Ativas.
Habilidade em plataformas digitais como o Google Classroom, Google Meet e Moodle.
Com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem desenvolve roteiro e orientação de estudos.
Realiza atividades extraclasse, estudos do meio e participa de viagens pedagógicas.
Prática no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, tendo como destaque projetos que culminaram em mostras e apresentações.
Conhecimento dos sistemas de ensino: Objetivo, Positivo, Etapa, Poliedro e SAS.
Com o Ensino Médio, além de enfatizar questões da atualidade, trabalha temas dos vestibulares e ENEM, desenvolvendo ainda a capacidade de argumentação, construção de respostas elaboradas, além de trabalhar a interpretação, análise de textos e imagens.
Prática com Assessoria Pedagógica dando suporte aos professores de História, Sociologia e Filosofia.
Disponibilidade para atuar em Editoras, tendo trabalhado com revisão de originais e com leitura crítica.
Pesquisadora em História.
Trajetória Profissional:
Sólida carreira desenvolvida na área educacional atuando em instituições como:
Magistério:
- Colégio Guilherme Dumont Vilares – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Cursinho Fatec Etec – Professora de História para Cursinho Pré-Vestibulinho e Pré-Vestibular.
- Escola São José de Vila Matilde – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Santa Catarina – Professora de História para o Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Parthenon – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Colégio Iavne – Professora de História para o Ensino Fundamental II e assessoria para alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
- Colégio Santa Marcelina – Professora de História para o Ensino Médio.
- Colégio São Vicente de Paulo – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Dante Alighieri – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Colégio Vectra – Professora de História, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil para o Ensino Médio (curso técnico – 2º grau).
- Escola Morumbi – Professora – História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Colégio Aprendendo a Aprender – Professora de História e Organização Social e Política do Brasil para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Centro Educacional Objetivo – Unidade Alphaville – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Colégio Dottori – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
Produção de videoaulas:
- Cursinho Fatec-Etec – produção e realização de videoaulas de História Geral para cursinhos pré-vestibular e pré-vestibulinho – modalidade EAD.
Pesquisadora:
- Universidade de Stanford – Califórnia – EUA – Projeto: “Níveis de Riqueza em São Paulo no século XIX” – Coordenador: Prof Zephir Frank, PhD.
Editora:
- Editora Humanitas / FFLCH-USP – Revisão de originais da obra: BLAJ, Ilana – A trama das tensões. O processo de mercantilização de São Paulo colonial.
Formação:
- Mestrado em História Social pela Universidade São Paulo – USP (créditos concluídos, mas sem defesa).
- Graduada e licenciada em História pela Universidade São Paulo – USP.
- Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante – UNIBAN
- Técnico em Magistério pelo Colégio São José de Vila Matilde.
Tecnologia:
- Usuária da informática (Office e Internet).
- Utilização de metodologias ativas e plataformas Moodle, Google Classroom e Google Meet.
Idiomas:
- Inglês – conhecimentos em leitura e escrita.
- Espanhol – conhecimentos em leitura e escrita.
- Francês – conhecimentos em leitura e escrita.
Cursos de Aprimoramento:
Participação em diversos cursos de atualização, com destaque para:
- “História da Cartografia Paulista” – Museu Paulista/Museu do Ipiranga (2024).
- “Metodologia de Ensino The 4 is Learning – URM/ Faculdade Roberto Miranda (2024).
- “Competências Gerais na BNCC” – Fundação Lemann/ Revista Nova Escola (on-line) (2019).
- Metodologias Ativas”, Instituto Singularidades (2018).
- “O TDAH na abordagem Psicopedagógica” – Seminários de Psicopedagogia – Coordenação Edith Rubinstein (2014).
- “Filosofia (atualização do professor) – Fundação Getúlio Vargas (on-line) (2009).
- “História e Cultura Africana e afro-brasileira” – Associação Cultural Cachuera” (2008-2009).
- “A leitura e a escrita no contexto psicopedagógico” – Seminários de Psicopedagogia (coordenação Edith Rubinstein) (2007).
- “Leitura de imagens nas diversas disciplinas e resoluções de problemas” – Editora Moderna (2005).
- “Usando a lousa digital e o software Synchroneyes” – Colégio Dante Alighieri (2002).
- “Como sobreviver em sala de aula” – Valdo Gonçalves (Fábrica de Idéias Pedagógicas)- SINPRO (2000).
- “Guerra Civil Espanhola” – Universidade de São Paulo (1993).
- “Introdução à Ciência da Computação” – Escola Experimental Morumbi (1995).
- “Aprendizagem do Ponto de Vista Psicopedagógico” – Colégio Aprendendo a Aprender (1993).
- “Rússia: História de uma Revolução” – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987).
- “História da Sexualidade na Antigüidade Clássica” – Universidade de São Paulo (1987).
Congressos, Seminários, Colóquios e Simpósios:
- Seminário: “Dislexia: subsídios para políticas públicas (2009).
- Simpósio: “Brasil 500 anos – A historiografia Brasileira em Debate” – Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina/ FFLCH/USP (2000).
- I Encontro “Formação de educadores” – Colégio Dante Alighieri (1999).
- Seminário: “Planejando 99 num Tempo de Reformas” – Prof. Antoni Zabala (Universidade de Barcelona/ Ministério da Educação de Espanha) – Colégio Assunção/ Prodex Eventos (1998).
- “VI Encontro de Psicopedagogos” – Associação Brasileira de Psicopedagogia – São Paulo
- “Seminário sobre o Livro de História” – 13ª Bienal Internacional do Livro (1994).
- Congresso Internacional: “América 92: raízes e trajetórias” – Universidade de São Paulo (1992).
- Simpósio Internacional: “Passado e Presente do Socialismo” – Universidade de São Paulo (1989).
- Simpósio: “A Revolução Francesa e seu impacto na América Latina” – Universidade de São Paulo (1988).
- Seminário “A Caminho da Liberdade, 1945-1950” – Universidade de São Paulo (1988).
- “Escravidão” – Congresso Internacional – Universidade de São Paulo (1988).
- 1º Congresso Internacional Sobre Inquisição – Universidade de São Paulo (1987).
- Seminário “Cine-Jornal Alemão 1933-1939” – Universidade de São Paulo (1987).
- Colóquio “Sombras e Luzes” (preparatório do Bicentenário da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira) – Universidade de São Paulo (1987).
Palestras:
- “A aula e a prova operatórias” – Colégio Santa Catarina (2014).
- “Trabalhando com projetos” – Nilbo Nogueira – Colégio Santo Antonio de Lisboa (2010).
- “Quem ensina sempre aprende” – Gabriel Perissé – Colégio Dante Alighieri (2008).
- “O cérebro em transformação: da infância à adolescência” – Suzana Herculano-Houzel – Colégio Dante Alighieri (2008).
- “Qual conhecimento?” – Prof Rubem Alves – Colégio Dante Alighieri (2007).
- “Educação e Neurociência” – Profª Kátia Andréia Kuhn Chedid – Colégio Dante Alighieri (2007).
- “A educação que vencerá o bullying” – Alessandro Constantini (psicólogo e pedagogo) – Colégio Dante Alighieri (2006).
- “Vencendo desafios e construindo o futuro” – Eduardo Shinyashiki – Colégio Dante Alighieri (2005).
- “Avaliação na Escola” – Profª Elvira de Souza Lima – Colégio Dante Alighieri (2005).
- “Saúde Vocal” – Elisabete Carrara De Angelis – Colégio Dante Alighieri (2005).
- “Como conquistar o aluno que não gosta de ler” – Pedro Bandeira (escritor) – Colégio Dante Alighieri (2004).
- “A Pedagogia dos projetos e as novas possibilidades por meio da multimídia” – Nilbo Ribeiro Nogueira – Colégio Dante Alighieri (2004).
- “Cidadania e pessoalidade” – Nilson José Machado – Colégio Dante Alighieri (2004).
- “Encontro da tecnologia educacional na área de ciências” – Tony Sherborne – Colégio Dante Alighieri (2003).
Apresentações:
- Elaboração de aula informatizada – “Revoltas coloniais” – Colégio Dante Alighieri (2003).
- (o produto final encontra-se catalogado no setor de multimídia do Colégio Dante Alighieri) .
- “III Dante Digital” – Exposição de aula informatizada – Colégio Dante Alighieri (2003).
- “Jornada Ilana Blaj”- Participação na mesa redonda – “Visões historiográficas na obra de IlanaBlaj” – Depto de História da FFLCH/ USP. (2003).
- Elaboração de aula informatizada – “Bem-vindo ao Império Romano” – Colégio Dante Alighieri (2001).
- (o produto final encontra-se catalogado no setor de multimídia do Colégio Dante Alighieri).
- Seminário de Pesquisa – Programa de Pós-Graduação em História Social – USP.
- Exposição do tema: “O enriquecimento dos paulistas nas Minas – fluxo e refluxo” (2000).
Perfil:
Boa oratória, objetividade, destacada capacidade de síntese, assertividade, determinação, sinceridade, flexibilidade, pontualidade, gosto pelo trabalho em equipe.