Professora de História, Filosofia e Sociologia – Cód. 28.11.4743/2024.

Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursos Pré-Vestibular e Pré-Vestibulinho.

Professora de História, Filosofia e Sociologia – Cód. 28.11.4743/2024.

Qualificações:

Profissional com Bacharelado e Licenciatura pela USP, com sólida carreira na área educacional, lecionando História para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursinhos Pré-Vestibular e Pré-Vestibulinho em destacadas instituições particulares.

Facilidade em adequar-se a diferentes propostas e metodologias de ensino.

Trabalha aulas dialógicas partindo do conhecimento prévio do aluno, além de elementos da aula anterior para introduzir a teoria e relacioná-la com os momentos históricos e a atualidade. Busca criar condições para que os discentes desenvolvam senso crítico e autonomia, facilitando assim o ensino-aprendizagem.

Apoia as aulas com recursos audiovisuais e computacionais além de imagens e mapas que facilitam o entendimento do aluno sobre o conteúdo abordado.

Habilidade no uso de Metodologias Ativas.

Habilidade em plataformas digitais como o Google Classroom, Google Meet e Moodle.

Com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem desenvolve roteiro e orientação de estudos.

Realiza atividades extraclasse, estudos do meio e participa de viagens pedagógicas.

Prática no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, tendo como destaque projetos que culminaram em mostras e apresentações.

Conhecimento dos sistemas de ensino: Objetivo, Positivo, Etapa, Poliedro e SAS.

Com o Ensino Médio, além de enfatizar questões da atualidade, trabalha temas dos vestibulares e ENEM, desenvolvendo ainda a capacidade de argumentação, construção de respostas elaboradas, além de trabalhar a interpretação, análise de textos e imagens.

Prática com Assessoria Pedagógica dando suporte aos professores de História, Sociologia e Filosofia.

Disponibilidade para atuar em Editoras, tendo trabalhado com revisão de originais e com leitura crítica.

Pesquisadora em História.

 

Trajetória Profissional:

Sólida carreira desenvolvida na área educacional atuando em instituições como:

Magistério:

  • Colégio Guilherme Dumont Vilares – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Cursinho Fatec Etec – Professora de História para Cursinho Pré-Vestibulinho e Pré-Vestibular.
  • Escola São José de Vila Matilde – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Colégio Santa Catarina Professora de História para o Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Colégio Parthenon – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Colégio IavneProfessora de História para o Ensino Fundamental II e assessoria para alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
  • Colégio Santa MarcelinaProfessora de História para o Ensino Médio.
  • Colégio São Vicente de PauloProfessora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Colégio Dante AlighieriProfessora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Colégio Vectra – Professora de História, Educação Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil para o Ensino Médio (curso técnico – 2º grau).
  • Escola Morumbi – Professora – História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Colégio Aprendendo a AprenderProfessora de História e Organização Social e Política do Brasil para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Centro Educacional Objetivo – Unidade Alphaville – Professora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Colégio DottoriProfessora de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

 

Produção de videoaulas:

  • Cursinho Fatec-Etec – produção e realização de videoaulas de História Geral para cursinhos pré-vestibular e pré-vestibulinho – modalidade EAD.

 

Pesquisadora:

  • Universidade de Stanford – Califórnia – EUAProjeto: “Níveis de Riqueza em São Paulo no século XIX” – Coordenador: Prof Zephir Frank, PhD.

 

Editora:

  • Editora Humanitas / FFLCH-USPRevisão de originais da obra: BLAJ, Ilana – A trama das tensões. O processo de mercantilização de São Paulo colonial.

 

Formação:

  • Mestrado em História Social pela Universidade São Paulo – USP (créditos concluídos, mas sem defesa).
  • Graduada e licenciada em História pela Universidade São Paulo – USP.
  • Graduada em Pedagogia pela Universidade Bandeirante – UNIBAN
  • Técnico em Magistério pelo Colégio São José de Vila Matilde.

 

Tecnologia:

  • Usuária da informática (Office e Internet).
  • Utilização de metodologias ativas e plataformas Moodle, Google Classroom e Google Meet.

 

Idiomas:

  • Inglês – conhecimentos em leitura e escrita.
  • Espanhol – conhecimentos em leitura e escrita.
  • Francês – conhecimentos em leitura e escrita.

 

Cursos de Aprimoramento:

Participação em diversos cursos de atualização, com destaque para:

  • “História da Cartografia Paulista” – Museu Paulista/Museu do Ipiranga (2024).
  • “Metodologia de Ensino The 4 is Learning – URM/ Faculdade Roberto Miranda (2024).
  • “Competências Gerais na BNCC” – Fundação Lemann/ Revista Nova Escola (on-line) (2019).
  • Metodologias Ativas”, Instituto Singularidades (2018).
  • “O TDAH na abordagem Psicopedagógica” – Seminários de Psicopedagogia – Coordenação Edith Rubinstein (2014).
  • “Filosofia (atualização do professor) – Fundação Getúlio Vargas (on-line) (2009).
  • “História e Cultura Africana e afro-brasileira” – Associação Cultural Cachuera”  (2008-2009).
  • “A leitura e a escrita no contexto psicopedagógico” – Seminários de Psicopedagogia (coordenação Edith Rubinstein) (2007).
  • “Leitura de imagens nas diversas disciplinas e resoluções de problemas” – Editora Moderna (2005).
  • “Usando a lousa digital e o software Synchroneyes” – Colégio Dante Alighieri (2002).
  • “Como sobreviver em sala de aula” – Valdo Gonçalves (Fábrica de Idéias Pedagógicas)- SINPRO (2000).
  • “Guerra Civil Espanhola” – Universidade de São Paulo  (1993).
  • “Introdução à Ciência da Computação” – Escola Experimental Morumbi (1995).
  • “Aprendizagem do Ponto de Vista Psicopedagógico” – Colégio Aprendendo a Aprender (1993).
  • “Rússia: História de uma Revolução” – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987).
  • “História da Sexualidade na Antigüidade Clássica” – Universidade de São Paulo (1987).

 

Congressos, Seminários, Colóquios e Simpósios:

  • Seminário: “Dislexia: subsídios para políticas públicas (2009).
  • Simpósio: “Brasil 500 anos – A historiografia Brasileira em Debate” – Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina/ FFLCH/USP (2000).
  • I Encontro “Formação de educadores” – Colégio Dante Alighieri (1999).
  • Seminário: “Planejando 99 num Tempo de Reformas” – Prof. Antoni Zabala (Universidade de Barcelona/ Ministério da Educação de Espanha) – Colégio Assunção/ Prodex Eventos (1998).
  • “VI Encontro de Psicopedagogos” – Associação Brasileira de Psicopedagogia – São Paulo
  • “Seminário sobre o Livro de História” – 13ª Bienal Internacional do Livro (1994).
  • Congresso Internacional: “América 92: raízes e trajetórias” – Universidade de São Paulo (1992).
  • Simpósio Internacional: “Passado e Presente do Socialismo” – Universidade de São Paulo (1989).
  • Simpósio: “A Revolução Francesa e seu impacto na América Latina” – Universidade de São Paulo (1988).
  • Seminário “A Caminho da Liberdade, 1945-1950” – Universidade de São Paulo (1988).
  • “Escravidão” – Congresso Internacional – Universidade de São Paulo (1988).
  • 1º Congresso Internacional Sobre Inquisição – Universidade de São Paulo (1987).
  • Seminário “Cine-Jornal Alemão 1933-1939” – Universidade de São Paulo (1987).
  • Colóquio “Sombras e Luzes” (preparatório do Bicentenário da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira) – Universidade de São Paulo (1987).

Palestras:

  • “A aula e a prova operatórias” – Colégio Santa Catarina (2014).
  • “Trabalhando com projetos” – Nilbo Nogueira – Colégio Santo Antonio de Lisboa (2010).
  • “Quem ensina sempre aprende” – Gabriel Perissé – Colégio Dante Alighieri (2008).
  • “O cérebro em transformação: da infância à adolescência” – Suzana Herculano-Houzel – Colégio Dante Alighieri (2008).
  • “Qual conhecimento?” – Prof  Rubem Alves –   Colégio Dante Alighieri (2007).
  • “Educação e Neurociência” – Profª Kátia Andréia Kuhn Chedid –   Colégio Dante Alighieri (2007).
  • “A educação que vencerá o bullying” – Alessandro Constantini (psicólogo e pedagogo) –   Colégio Dante Alighieri (2006).
  • “Vencendo desafios e construindo o futuro” – Eduardo Shinyashiki –    Colégio Dante Alighieri (2005).
  • “Avaliação na Escola” – Profª Elvira de Souza Lima –   Colégio Dante Alighieri (2005).
  • “Saúde Vocal” – Elisabete Carrara De Angelis –   Colégio Dante Alighieri (2005).
  • “Como conquistar o aluno que não gosta de ler” – Pedro Bandeira (escritor) –   Colégio Dante Alighieri (2004).
  • “A Pedagogia dos projetos e as novas possibilidades por meio da multimídia” – Nilbo Ribeiro Nogueira –   Colégio Dante Alighieri (2004).
  • “Cidadania e pessoalidade” – Nilson José Machado –   Colégio Dante Alighieri (2004).
  • “Encontro da tecnologia educacional na área de ciências” – Tony Sherborne – Colégio Dante Alighieri (2003).

 

Apresentações:

  • Elaboração de aula informatizada – “Revoltas coloniais” – Colégio Dante Alighieri (2003).
  • (o produto final encontra-se catalogado no setor de multimídia do Colégio Dante Alighieri) .
  • “III Dante Digital” – Exposição de aula informatizada – Colégio Dante Alighieri (2003).
  • “Jornada Ilana Blaj”- Participação na mesa redonda – “Visões historiográficas na obra de IlanaBlaj” – Depto de História da FFLCH/ USP. (2003).
  • Elaboração de aula informatizada – “Bem-vindo ao Império Romano” – Colégio Dante Alighieri (2001).
  • (o produto final encontra-se catalogado no setor de multimídia do Colégio Dante Alighieri).
  • Seminário de Pesquisa – Programa de Pós-Graduação em História Social – USP.
  • Exposição do tema: “O enriquecimento dos paulistas nas Minas – fluxo e refluxo” (2000).

 

Perfil:

Boa oratória, objetividade, destacada capacidade de síntese, assertividade, determinação, sinceridade, flexibilidade, pontualidade, gosto pelo trabalho em equipe.

 

Quer entrar em contato com este candidato?

Preencha o formulário abaixo, iremos entrar em contato.