Professora de História & Atualidades – Cód.: 18.10.4732/2024.

- Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Pré-Vestibulares.

Professora de História & Atualidades – Cód.: 18.10.4732/2024.

Qualificações:

Profissional com Mestrado em História pela USP e destacada carreira no magistério desenvolvida em instituições de ensino voltadas à Educação Básica, Curso Preparatório e do Ensino Superior (presencial e EaD).

Como Professora leciona História para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e dos Cursos Pré-Vestibulares, bem como para discentes da Graduação e Pós-Graduação.

Versatilidade no desenvolvimento de aulas que atendem as diferentes metodologias e recursos, aliados à proposta institucional, diretrizes da BNCC, perfil das turmas e necessidades dos alunos.

Desenvolve aulas lúdicas e interativas com os alunos dos Anos Finais do Fundamental despertando o interesse deles para o tema enquanto promove questionamentos, atividades e brincadeiras para sondar e correlacionar seus conhecimentos prévios com questões da atualidade, situações do cotidiano e ao conceito. Finaliza com exercícios, atividades e experimentos, maquetes, textos, cartazes e outros.

Para as turmas do Ensino Médio trabalha com aulas dialogadas e práticas tornando os discentes coautores do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que apresentam suas vivencias e conhecimentos acerca do assunto e articula-os às histórias, autores, pesquisas, leituras, discussões, debates e atividades práticas, tornando a aprendizagem significativa e envolvente devido a construção de um saber que é o formado a partir de diversas competências e habilidades desenvolvidas durante o percurso.

Utiliza diferentes recursos como: imagens, pinturas, fotografias, fontes iconográficas e cinematográficas, charges, documentos e objetos de época, fontes impressas e midiáticas, bem como debates, discussões e visitas técnicas em museus para apoiar suas explanações.

Desenvoltura com projetos disciplinares e interdisciplinares.

Incentiva e orienta os alunos à pesquisa e ao desenvolvimento de produções e mostras culturais.

Prática na preparação de alunos para o ENEM e vestibulares.

Organização e acompanhamento de saídas pedagógicas, estudo do meio e eventos.

Experiência como orientadora de equipes participantes das Olimpíadas Nacionais em História do Brasil (UNICAMP), e de trabalhos de conclusão de curso.

Experiência como Tutora e Autora em Cursos EaD nas plataformas virtuais (Moodle, Blackboard e Teleduc).

Vivência com sistemas apostilados (Etapa, Anglo, Objetivo e Pueri Domus).

Atuação como organizadora, pesquisadora e autora em projetos memorialísticos e materiais pedagógicos.

Autora de livro e capítulos, bem como de produções publicadas em revistas, periódicos e anais de congresso.

Mantém-se em constante aprimoramento e atualização por meio de eventos, congressos, exposições e feiras da área.

 

Trajetória Profissional:

Carreira dedicada à docência do Ensino de História em diversas instituições particulares e públicas, destacando-se:

Educação Básica:

  • Externato Nossa Senhora Menina Professora de História – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Colégio Joana D’Arc Professora de História –  Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Escola São José de Vila MatildeProfessora de História – Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Colégio Marista GlóriaProfessora de História – Anos Finais do Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Colégio Regina MundiProfessora de História – Anos Finais do Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Colégio FransCarmoProfessora de História – Ensino Médio.
  • Colégio Dante Alighieri Professora Visitante de Recuperação – Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Professora de História – Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • Colégio Bandeirantes de Suzano – Etapa Professora de História – Anos Finais do Ensino Fundamental.
  • NECM – Anglo – Professora de História do Brasil e Geral – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Colégio Policursos – Professora de História e Geografia – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Instituto Liceu Siqueira CamposProfessora de Geografia – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

Ensino Superior:

  • Centro Universitário Amparense – UNIFIA – Conteudista da disciplina de pós-graduação “Concepções de Infância, Educação Infantil e Literatura Infantil” (40h) com gravação de vídeo aulas. (Projeto com Prazo Determinado).
  • Universidade La Salle (Rio Grande do Sul)(Projetos com Prazos Determinados)
    • Conteudista da disciplina de graduação História Afro-Brasileira e Indígena em co-autoria (40h).
    • Organizadora de Conteúdo da disciplina História Moderna I.
    • Organizadora de Conteúdo da disciplina História Moderna II.
  • Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo – FACIS – Professora no curso de Pós-Graduação em Biomedicina Estética.
  • Faculdade Integrada de Guarulhos – FIG – Professora nos cursos de Licenciatura de História, Psicologia e de Pedagogia.
  • Faculdade Sumaré – Professora de História no curso de História.
  • Instituto Santanense de Ensino Superior – UNISANT´ANNA – Professora de História nos cursos de História, Pedagogia e Turismo.
  • Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP – FUNCAMP – Educadora On-line e Orientadora de TCC no curso de Pós-Graduação em História.
  • Universidade de Taubaté – UNITAU – Professora de História no curso de História.
  • Universidade Cidade de São Paulo – Professora de História nos cursos de História e Núcleo de Formação de professores.
  • Universidade de São Paulo – Monitora regente no curso de História do Brasil Colonial.

 

Outros:

  • Associação Instituto PROA – tutoria e acompanhamento de alunos no curso para inserção de jovens no mercado de trabalho/projeto de vida.
  • Escola Superior Diplomática – ESD – Professora de História no curso preparatório para admissão ao Instituto Rio Branco.
  • Anglo – Sete Vestibulares – Professora de História Geral e do Brasil no “Extensivo” e “Semi-intensivo”.
  • Revisões Críticas de Manuais Didáticos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental para as Editoras Ática e do Brasil.
  • APEL – Excursões Culturais – Monitora de excursões culturais para escolas.
  • Autônoma – Projetos memorialísticos envolvendo pesquisas arquivísticas, história oral e curadoria de acervo junto ao Clube Atlético Monte Líbano, Lettera.doc, FUVEST, Responsabilidade Humanística e Prefeitura Municipal de Suzano.

 

Formação Acadêmica:

  • Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo – USP.
  • Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo – USP.
  • Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo – USP.
  • Graduação em Pedagogia para Licenciados – UNINOVE/SP
  • Pós-graduação em Gestão Escolar – SENAC/SP

 

Formação Complementar:

  • Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo – USP. (Interrompido – Créditos-disciplina concluídos).
  • Extensão Universitária ‘A ação educativa no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo: contribuições para a formação de professores e seus alunos’ – MAE/USP.

 

Idiomas:

  • Francês, Espanhol e Inglês – leitura técnica.

 

Tecnologias:

  • Domínio do Pacote Office e Internet.
  • Domínio do Google for Education.
  • Habilidade com aulas síncronas ou assíncronas utilizando plataformas virtuais como: Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, Loom, Google Classroom, Moodle, Blackboard e Teleduc, dentre outras correlatas.
  • Desenvoltura com Class App, School App, Youtube, Pod casts, e outros App’s e objetos digitais para dinamizar as atividades visando a aplicabilidade de práticas e exercícios.

 

Cursos:

Participação em eventos, congressos, exposições e feiras, destacando-se apenas os mais recentes:

  • Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem baseada em projetos – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare
  • Metodologias Ativas: como inovar sem tecnologia – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare
  • Tecnologia e competências digitais na Educação – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare
  • Estratégias para uma educação antirracista – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare
  • [Inclusão] Autismo: aprendendo a ensinar – PROFS/SOMOS Educação.
  • [Inclusão] TDAH na escola – PROFS/SOMOS Educação.
  • Formação de professores no Museu do Ipiranga – Museu Paulista/USP.
  • Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare.
  • Semana do Currículo Adaptado – Instituto Itard.
  • Teoria e Prática do Design Instrucional. Planejamento de Projetos educacionais com ênfase na Educação à Distância – Livre Docência Tecnologia Educacional/Régis Tractenberg.
  • Curso on-line: Aprenda a planejar aulas de História alinhadas à BNCC – Associação Nova Escola/Fundação Lemann/ Inspirare.
  • Curso on-line: Competências gerais na BNCC – Associação Nova Escola/Fundação Lemann/ Inspirare.
  • Congressos e Simpósios variados da Associação Nacional de Pesquisadores Universitários de História (ANPUH), da Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha (ANPHLAC), da Universidade de São Paulo, UNIFESP e outras instituições de Ensino Superior.

 

Perfil:

Proatividade, dinamismo, responsabilidade, comprometimento, organização, flexibilidade, facilidade para trabalhar em equipe e para lidar com regras.

 

Quer entrar em contato com este candidato?

Preencha o formulário abaixo, iremos entrar em contato.