Qualificações:
Profissional com Mestrado em História pela USP e destacada carreira no magistério desenvolvida em instituições de ensino voltadas à Educação Básica, Curso Preparatório e do Ensino Superior (presencial e EaD).
Como Professora leciona História para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e dos Cursos Pré-Vestibulares, bem como para discentes da Graduação e Pós-Graduação.
Versatilidade no desenvolvimento de aulas que atendem as diferentes metodologias e recursos, aliados à proposta institucional, diretrizes da BNCC, perfil das turmas e necessidades dos alunos.
Desenvolve aulas lúdicas e interativas com os alunos dos Anos Finais do Fundamental despertando o interesse deles para o tema enquanto promove questionamentos, atividades e brincadeiras para sondar e correlacionar seus conhecimentos prévios com questões da atualidade, situações do cotidiano e ao conceito. Finaliza com exercícios, atividades e experimentos, maquetes, textos, cartazes e outros.
Para as turmas do Ensino Médio trabalha com aulas dialogadas e práticas tornando os discentes coautores do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que apresentam suas vivencias e conhecimentos acerca do assunto e articula-os às histórias, autores, pesquisas, leituras, discussões, debates e atividades práticas, tornando a aprendizagem significativa e envolvente devido a construção de um saber que é o formado a partir de diversas competências e habilidades desenvolvidas durante o percurso.
Utiliza diferentes recursos como: imagens, pinturas, fotografias, fontes iconográficas e cinematográficas, charges, documentos e objetos de época, fontes impressas e midiáticas, bem como debates, discussões e visitas técnicas em museus para apoiar suas explanações.
Desenvoltura com projetos disciplinares e interdisciplinares.
Incentiva e orienta os alunos à pesquisa e ao desenvolvimento de produções e mostras culturais.
Prática na preparação de alunos para o ENEM e vestibulares.
Organização e acompanhamento de saídas pedagógicas, estudo do meio e eventos.
Experiência como orientadora de equipes participantes das Olimpíadas Nacionais em História do Brasil (UNICAMP), e de trabalhos de conclusão de curso.
Experiência como Tutora e Autora em Cursos EaD nas plataformas virtuais (Moodle, Blackboard e Teleduc).
Vivência com sistemas apostilados (Etapa, Anglo, Objetivo e Pueri Domus).
Atuação como organizadora, pesquisadora e autora em projetos memorialísticos e materiais pedagógicos.
Autora de livro e capítulos, bem como de produções publicadas em revistas, periódicos e anais de congresso.
Mantém-se em constante aprimoramento e atualização por meio de eventos, congressos, exposições e feiras da área.
Trajetória Profissional:
Carreira dedicada à docência do Ensino de História em diversas instituições particulares e públicas, destacando-se:
Educação Básica:
- Externato Nossa Senhora Menina – Professora de História – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Joana D’Arc – Professora de História – Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Escola São José de Vila Matilde – Professora de História – Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Colégio Marista Glória – Professora de História – Anos Finais do Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Regina Mundi – Professora de História – Anos Finais do Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio FransCarmo – Professora de História – Ensino Médio.
- Colégio Dante Alighieri – Professora Visitante de Recuperação – Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Professora de História – Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Colégio Bandeirantes de Suzano – Etapa – Professora de História – Anos Finais do Ensino Fundamental.
- NECM – Anglo – Professora de História do Brasil e Geral – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Policursos – Professora de História e Geografia – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Instituto Liceu Siqueira Campos – Professora de Geografia – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Ensino Superior:
- Centro Universitário Amparense – UNIFIA – Conteudista da disciplina de pós-graduação “Concepções de Infância, Educação Infantil e Literatura Infantil” (40h) com gravação de vídeo aulas. (Projeto com Prazo Determinado).
- Universidade La Salle (Rio Grande do Sul) – (Projetos com Prazos Determinados)
- Conteudista da disciplina de graduação História Afro-Brasileira e Indígena em co-autoria (40h).
- Organizadora de Conteúdo da disciplina História Moderna I.
- Organizadora de Conteúdo da disciplina História Moderna II.
- Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo – FACIS – Professora no curso de Pós-Graduação em Biomedicina Estética.
- Faculdade Integrada de Guarulhos – FIG – Professora nos cursos de Licenciatura de História, Psicologia e de Pedagogia.
- Faculdade Sumaré – Professora de História no curso de História.
- Instituto Santanense de Ensino Superior – UNISANT´ANNA – Professora de História nos cursos de História, Pedagogia e Turismo.
- Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP – FUNCAMP – Educadora On-line e Orientadora de TCC no curso de Pós-Graduação em História.
- Universidade de Taubaté – UNITAU – Professora de História no curso de História.
- Universidade Cidade de São Paulo – Professora de História nos cursos de História e Núcleo de Formação de professores.
- Universidade de São Paulo – Monitora regente no curso de História do Brasil Colonial.
Outros:
- Associação Instituto PROA – tutoria e acompanhamento de alunos no curso para inserção de jovens no mercado de trabalho/projeto de vida.
- Escola Superior Diplomática – ESD – Professora de História no curso preparatório para admissão ao Instituto Rio Branco.
- Anglo – Sete Vestibulares – Professora de História Geral e do Brasil no “Extensivo” e “Semi-intensivo”.
- Revisões Críticas de Manuais Didáticos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental para as Editoras Ática e do Brasil.
- APEL – Excursões Culturais – Monitora de excursões culturais para escolas.
- Autônoma – Projetos memorialísticos envolvendo pesquisas arquivísticas, história oral e curadoria de acervo junto ao Clube Atlético Monte Líbano, Lettera.doc, FUVEST, Responsabilidade Humanística e Prefeitura Municipal de Suzano.
Formação Acadêmica:
- Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo – USP.
- Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo – USP.
- Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo – USP.
- Graduação em Pedagogia para Licenciados – UNINOVE/SP
- Pós-graduação em Gestão Escolar – SENAC/SP
Formação Complementar:
- Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo – USP. (Interrompido – Créditos-disciplina concluídos).
- Extensão Universitária ‘A ação educativa no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo: contribuições para a formação de professores e seus alunos’ – MAE/USP.
Idiomas:
- Francês, Espanhol e Inglês – leitura técnica.
Tecnologias:
- Domínio do Pacote Office e Internet.
- Domínio do Google for Education.
- Habilidade com aulas síncronas ou assíncronas utilizando plataformas virtuais como: Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, Loom, Google Classroom, Moodle, Blackboard e Teleduc, dentre outras correlatas.
- Desenvoltura com Class App, School App, Youtube, Pod casts, e outros App’s e objetos digitais para dinamizar as atividades visando a aplicabilidade de práticas e exercícios.
Cursos:
Participação em eventos, congressos, exposições e feiras, destacando-se apenas os mais recentes:
- Metodologias Ativas: Ensino Híbrido e Aprendizagem baseada em projetos – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare
- Metodologias Ativas: como inovar sem tecnologia – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare
- Tecnologia e competências digitais na Educação – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare
- Estratégias para uma educação antirracista – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare
- [Inclusão] Autismo: aprendendo a ensinar – PROFS/SOMOS Educação.
- [Inclusão] TDAH na escola – PROFS/SOMOS Educação.
- Formação de professores no Museu do Ipiranga – Museu Paulista/USP.
- Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais – Nova Escola/Fundação Lemann/Inspirare.
- Semana do Currículo Adaptado – Instituto Itard.
- Teoria e Prática do Design Instrucional. Planejamento de Projetos educacionais com ênfase na Educação à Distância – Livre Docência Tecnologia Educacional/Régis Tractenberg.
- Curso on-line: Aprenda a planejar aulas de História alinhadas à BNCC – Associação Nova Escola/Fundação Lemann/ Inspirare.
- Curso on-line: Competências gerais na BNCC – Associação Nova Escola/Fundação Lemann/ Inspirare.
- Congressos e Simpósios variados da Associação Nacional de Pesquisadores Universitários de História (ANPUH), da Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha (ANPHLAC), da Universidade de São Paulo, UNIFESP e outras instituições de Ensino Superior.
Perfil:
Proatividade, dinamismo, responsabilidade, comprometimento, organização, flexibilidade, facilidade para trabalhar em equipe e para lidar com regras.