Professora  – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Cód.: 19.10.2023/23

Professora  – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Cód.: 19.10.2023/23

Qualificações:   

Doutoranda Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC, com carreira consolidada, desenvolvida em renomadas instituições de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior.
Como Professora dedica-se aos processos de ensino e aprendizagem dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, priorizando o desenvolvimento das habilidades e competências, por meio de aulas interativas e dialogadas, nas quais utiliza diversos recursos, como livros, textos, jogos, brincadeiras, imagens, histórias, vídeos, materiais manipulativos, entre outros.
Realiza acompanhamento permanente da progressão da aprendizagem por meio de observações individuais, relatórios, produções dos alunos, criação e aplicação de rubricas, objetivando ações favoráveis para novos avanços.
Prática com produção de materiais, uso de livros didáticos e sistema apostilado Pitágoras.
Estabelece bom relacionamento com os pais, realizando atendimentos personalizados, de forma individual ou em grupo, com objetivo de mantê-los sempre bem orientados e atualizados. 
Organiza projetos interdisciplinares, estudos do meio e saídas pedagógicas.
Coordena eventos para pais, alunos, professores e visitantes, visando o estreitamento dos vínculos e melhoria da imagem da instituição junto à comunidade local. 

 

Trajetória Profissional: 

Vinte e sete anos dedicados à educação em instituições de grande porte, destacando:  

  • Colégio São Luís – Professora Polivalente (4º e 5º anos).
  • Escola Beit Yaacov – Professora de Língua Portuguesa e Matemática — 3º ano).
  • Colégio Pentágono – Professora Polivalente (4º e 5º anos). 
  • COGEAE — Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP – Formadora no curso de extensão “Construindo uma prática de letramento para a formação de leitores”. 
  • Instituto Singularidades:
    Formadora no curso de extensão “A produção escrita no contexto escolar: Planejamento, textualização, revisão e edição”;
    – Formadora no curso de pós-graduação “Educação Bilíngue”; disciplina “O trabalho com literatura em contexto multilíngue” (presencial e on-line);
    – Formadora no curso de pós-graduação “Alfabetização”; disciplina “Produção textual” (on-line). 

 

Formação:  

  • Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
  • Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. 
  • Pós-graduação em Fundamentos do Ensino da Matemática, pelo Mathema, em parceria com Universidade de Franca. 
  • Pós-graduação em Psicodedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. 
  • Graduada em Pedagogia (licenciatura plena e habilitação em Administração Escolar) pelas Faculdades Associadas do Ipiranga – FAI. 


Formação Complementar: 

  • Curso de Extensão “Literaturas negras: poéticas dos nossos modos de dizer”, com Neide Almeida, pelo Educativo Emília. 
  • Curso de Extensão “Um mapa da terra do Nunca (Um mapa de Nunca Jamás) — Leituras e releituras declássicos infantis e juvenis para a construção de um cânone transmídia”, pelo Laboratório Emília de Formação. 
  • Seminário “Arte, palavra e leitura na 1ª infância”, com curadoria do Instituto Emília e da Comunidade Educativa CEDAC. 
  • Curso de Extensão “La literatura me mata; ¿Existe la literatura juvenil?”, pelo Laboratório Emília de Formação. 
  • Oficina “Assessment / category 2: desarrollo profesional del IB” / Interntional Baccalaureate. 
  • Oficina “Escrever resenhas e indicações literárias na escola”, pelo Instituto Superior de Educação da Escola Vera Cruz (CEVEC). 
  • Curso de Extensão “Construindo uma prática de letramento para a formação de leitores”, pela Coordenadoria 
  • Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP – COGEAE. 
  • Curso de Extensão “Leitura e produção de textos: Trabalhando com a Noção de Gênero do Discurso”, pelaCoordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP – COGEAE. 
  • Projetos em Língua Portuguesa, sob coordenação de Maria José Nóbrega, pelo Instituto Superior de Educaçãoda Escola Vera Cruz (CEVEC). 

 

Palestras e Cursos: 

  • Seminário CSL de Práticas Pedagógicas 2018: O trabalho com pautas investigativas: desenvolvimento de autonomia para a construção colaborativa de saberes. 
  • Interagir 2018: A produção do discurso oral no contexto escolar: o planejamento e o processo de ensinoaprendizagem das situações comunicativas. 
  • ICLOC 2018 — Práticas na sala de aula: Letramento literário em uma perspectiva bilíngue: “Wonder”, um livro “Extraordinário” 
  • Beit Keness (Congresso Interno da Escola Beit Yaacov): O Pensar Alto em Grupo, as interações verbais e a compreensão de enunciações. 
  • ICLOC 2017 — Práticas na sala de aula: Nas entrelinhas das fábulas: as interações verbais e o desenvolvimento do raciocínio inferencial. 
  • Interagir 2016: O ensino da gramática e da ortografia na escola: como e por quê? 
  • INPLA 2015 — Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada: O Pensar Alto em Grupo e os raciocínios inferenciais para a co-construção dos sentidos do texto. 
  • Interagir 2015: A produção de texto como prática social de linguagem: para além dos muros da escola. 
  • Interagir 2014: Estratégias de leitura para a compreensão de textos das diversas áreas do conhecimento. 
  • Interagir 2013: Ler, compreender e interpretar textos? Explorando a competência leitora. 
  • Interagir 2012: Procedimentos de planejamento, escrita e revisão textual. 
  • Interagir 2009: Gêneros textuais: por uma aprendizagem significativa da leitura e escrita. 

 

Produção de Materiais: 

  • Educação literária no contexto escolar, curso de extensão EAD para o Instituto Singularidades. 
  • Literatura em uma perspectiva multilíngue, disciplina EAD para o Instituto Singularidades.  
  • “A BNCC e a alfabetização para o 1º e 2º anos — práticas de linguagem”, para o Sistema Poliedro de Ensino. 
  • Curso “Alfabetização e letramentos: da teoria à prática docente”, trilha “Prática de Produção de Texto” (1º e 2ºanos), para a Secretaria Municipal de Educação de Recife (plataforma APTA / JoyStreet). 

 

Produções Escritas:  

  • Tese “Entre artes, entre vozes: imersão artístico-literária em rotação por estações para a co-construção dos sentidos de textos”.
  • Dissertação “Um texto e muitas vozes: as crianças, o Pensar Alto em Grupo e a construção de sentidos de poemas”.
  • Capítulo “A leitura literária em contextos bi e multilíngues”, in: MEGALE (org). Educação bilíngue: como fazer?São Paulo: Fundação Santillana.
  • Artigo “Mediação de leitura de poemas na infância: da condução do professor à co-construção de sentidos pelo leitor” (no prelo, Revista Intercâmbio) 
  • Capítulo “A (não) formação do leitor poético a partir de livros didáticos: das constatações às proposições” (no prelo, Editora Pontes).
  • Artigo “Curadoria artístico-literária no contexto escolar: livros para além das atividades de averiguação e deaferição” (em processo de finalização de escrita). 

 

Tecnologia:  

  • Bons conhecimentos do Pacote Office e Internet.

 

Perfil:  

Boa oratória, proatividade, dinamismo, segurança, responsabilidade, determinação, comprometimento, pontualidade, organização, ética, além da facilidade no trabalho em equipe. 

Quer entrar em contato com este candidato?

Preencha o formulário abaixo, iremos entrar em contato.