Qualificações:
Professor, Doutor em História pela PUC-SP, com destacada carreira na área educacional, lecionando História para o Ensino Fundamental e Médio. Experiência também com aulas de Filosofia, Sociologia, Geografia, e Projeto de Vida.
Aplicação dos conceitos e técnicas das Metodologias Ativas, com ênfase no compartilhamento de saberes, promoção da criatividade, avaliação continuada, interdisciplinaridade, e valorização das competências socioemocionais. Facilidade em adequar-se às diferentes propostas, metodologias de ensino e perfis de turmas, desenvolvendo aulas dialógicas e expositivas, valorizando a autonomia dos alunos e o incentivo à participação para o máximo de assimilação na aprendizagem. Habilidade com o uso de Tecnologias, a fim de qualificar a mediação dos conteúdos e informações em relação à cultura digital e o ensino híbrido.
Experiência na preparação de alunos para ENEM, Vestibulares e Olimpíadas de História. Prática com livros e materiais didáticos diversos, sistemas apostilados Anglo, Etapa, Objetivo, e outros.
Vivência acadêmica como Pesquisador e participação em bancas examinadoras. Especialização em História Indígena e Brasil Colonial.
Trajetória Profissional:
Quatorze anos de experiência com destaque para as instituições:
- Colégio Johann Gauss – Professor de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
- Senac São Paulo – Professor de História para o Ensino Médio.
- Colégio Dante Alighieri – Professor de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Jesus Maria José – Professor de História para o Ensino Médio.
- Colégio João Paulo I – Professor de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Dimensão – Professor de História, Filosofia e Sociologia para o Ensino Médio.
- Colégio São Francisco de Assis – Professor de História para o Ensino Médio.
- Colégio Metropolitano São Paulo – Professor de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Formação:
- Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP.
- Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP.
- Especialização em Metodologias Ativas para a Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas (cursando).
- Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo – FEUSP.
- Graduação em História pela Universidade de São Paulo – FFLCH-USP.
Cursos:
- Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual – PUC-SP, 2012.
- Educação Inclusiva: Teoria e Prática – PUC-SP, 2011.
- Comunicação, Educação e Cibercultura – PUC-SP, 2010.
- Paleografia e Estudos Medievais – Museu Grão Vasco (Portugal), 2005.
Idiomas:
- Inglês fluente.
Tecnologia:
- Usuário do Pacote Office, Internet e Lousa Eletrônica. Arquivos digitais das aulas e atividades.
- Utilização de plataformas e ferramentas virtuais: Google Meet, Google Forms, Google for Education, Google Classroom, Teams, entre outras.
Participação em Congressos, Seminários e Simpósios:
- II Jornada de Estudos: São Paulo Colonial em Perspectiva. Título da exposição: Práticas de exploração indígena em São Paulo no século XVII. 2023. (Seminário).
- I Jornada de Estudos: São Paulo Colonial em Perspectiva. 2021. (Seminário).
- I South Florida Congress of Development. Título da exposição: Indigenous slavery in São Paulo through the Administração system. 2021. (Congresso).
- 30º Simpósio Nacional de História: História e o Futuro da Educação no Brasil. Título da exposição: Formação e consolidação do escravismo indígena paulista na definição do sistema da Administração (Século XVII). 2019. (Simpósio).
- Colóquio Amazônia/Brasil: Palavra, cultura e imaginário. 2019. (Simpósio).
- Colóquios Interdisciplinares Povos Indígenas e História da América do Sul. La Proposición Ontológica Examinada Desde El Chaco Del Siglo XVIII. 2019. (Encontro).
Livros, Artigos, Textos em jornais de notícias e revistas e Publicações em anais de congressos mais recentes:
Livros:
- RAMOS, Antonio Martins. O Xamanismo Tupinambá no Encontro Religioso Colonial – Relações de alteridade religiosa nos tempos do nascimento do Brasil. 1. ed. Saarbrücken: OmniScriptum GmbH & Co. KG, 2015. v. 1. 294p.
Capítulos de livros publicados:
- RAMOS, Antonio Martins. Aldeados de Piratininga – Indígenas administrados de São Paulo colonial (Séculos XVI – XVII). In: Willian Douglas Guilherme. (Org.). História e as Práticas de Presentificação e Representação do Passado. 1ed. Ponta Grossa – PR: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 22-22.
- RAMOS, Antonio Martins. A Experiência dos Escravos de Condição no processo de legalização do escravismo indígena do século XVII. In: Denise Pereira; Janaína de Paula do Espírito Santo. (Org.). Culturas e História dos Povos Indígenas. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2020, v. , p. 248-257.
- RAMOS, Antonio Martins. Formação e Consolidação do Escravismo Indígena Paulista na Definição do Sistema da Administração (Século XVII). In: Antonio Gasparetto Júnior; Ana Paula Dutra Bôscaro. (Org.). História: Espaço Fecundo Para Diálogos 3. 1ed. Ponta Grossa – PR: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 1-13.
Artigos:
- RAMOS, Antonio Martins. Processos históricos da instituição da administração indígena em São Paulo colonial. CONJECTURAS, v. 22, p. 1056-1069, 2022.
- RAMOS, Antonio Martins. O escravismo indígena em São Paulo pelo sistema da Administração / The indigenous slavery in São Paulo through the Administração System. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 24454-24468, 2021.
Textos em jornais de notícias e revistas:
- RAMOS, Antonio Martins. Nativistas/ Ouro Rubro/ Briga Entre Vizinhos/ Motim de Senhores/ Abaixo o Imposto. Desvedando a História – Especial, São Paulo – SP, p. 24 – 27, 2008.
- RAMOS, Antonio Martins. Triste Herança/ Registro Geral/ Amigos, Amigos…/ Raízes do Brasil. Desvedando a História – Especial, São Paulo – SP, p. 47 – 60, 2008.
Perfil:
Comprometimento, seriedade, organização, pontualidade e facilidade no trabalho em equipe.