Qualificações:
Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela USP com ascendente carreira na área educacional, lecionando Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Cursinhos e em cursos de Educação para Jovens e Adultos.
Desenvolve aulas dinâmicas, trabalhando os temas por meio de grupos de pesquisa, seminários e atividades práticas, além de utilizar-se de esquemas, mapa mental e aplicativos que facilitam o ensino-aprendizagem dos alunos.
Faz uso de recursos audiovisuais e computacionais, bem como de aplicativos e plataformas que ampliam o conhecimento dos estudantes.
Elaboração e participação em projetos interdisciplinares e eventos pedagógicos.
Conhecimento de materiais apostilados (SAS, Etapa e Uno).
Preparação de alunos para vestibulares e ENEM, trabalhando o foco na análise e interpretação de mapas e gráficos.
Disponibilidade para atuar com Plantão de Dúvidas e Aulas de Reforço.
Coautor do livro: Olhares de Jovens Geógrafos para o Estado, a Cidade e a Educação. Curitiba: Appris, 2019.
Proprietário da empresa Cognitare – Mediação e revisão textual.
Trajetória Profissional:
Ensino Regular:
- Colégio BIS (Brazilian International School) – Professor de Geografia para todos os Years do Middle School;
- Colégio Santa Amália – Maple Bear Tatuapé – Professor de Geografia do Middle e High School;
- Colégio J. R. Passalacqua (Rede Vicentina) – Professor de Geografia para o os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
- Colégio FECAP – Professor de Geografia para o Ensino Médio e Pré-vestibular;
- Colégio Nossa Senhora dos Remédios – Professor de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental;
- Colégio Eduardo Gomes – Professor de Itinerário Formativo em Ciências Humanas: 1º ano do Ensino Médio;
- Colégio Novo Pátio – Professor de Geografia e de Atualidades para o Ensino Médio;
- Colégio Módulo – Professor de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Médio e Técnico;
- Escola Estadual Prof. Almeida Junior – de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA;
Outros:
- Etapa Ensino e Cultura – Plantonista de Geografia para o Colégio e Curso ETAPA.
- SESI – Unid. de Santana de Parnaíba – Professor substituto de Geografia para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
- LAPAN – Escola de Reforço – Tutoria e aulas de reforço.
- LEMADI – Departamento de Geografia da USP – Estágio e monitoria em sua área de formação, além da participação em grupos de estudo e pesquisa.
- Elemento Assessoria Ambiental – Estágio e monitoria em sua área de formação (Acompanhamento de processos de licenciamento junto a órgãos governamentais, bem como o desenvolvimento de atividades da área ambiental.
- Fundação Seade – Estágio no departamento de geoprocessamento.
Formação:
- Pós-graduação em Geoprocessamento e Geotecnologias – Geo Sem Fronteiras.
- Pós-graduação em Neuropsicopedagodia Clínica pela Faculdade Educaminas. (Cursando).
- Pós-graduação em Consultoria e Licenciamento Ambiental pela Faculdade Educaminas. (Cursando).
- Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo – FE/USP.
- Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo – FFLCH/USP.
Formação Complementar:
- Intervenção Cognitiva – Nível 1 (Instituto CBM – São Paulo, Brasil | Instituto Feuerstein – Jerusalém, Israel).
- Microsoft Innovative Educator (MIE) – São Paulo, Brasil.
- Certificado Apple Teatcher: São Caetano do Sul-SP, Brasil.
Participação em Projetos:
- “Planejamento Urbano e Política Educacional: os Centros Educacionais Unificados da Cidade de São Paulo”. Trabalho de Graduação Individual apresentado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP para a obtenção do título de Bacharel em Geografia e orientado pela Prof.ª Dr.ª Maria Eliza Miranda. FFLCH-USP, São Paulo.
- “A formação do professor de Geografia e as demandas contemporâneas do ambiente escolar: vinculações essenciais entre Geografia como conhecimento acadêmico e como disciplina escolar”. Projeto orientado pela Prof.ª Dr.ª Maria Eliza Miranda e financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, por meio do Programa Ensinar com Pesquisa. FFLCH-USP, São Paulo.
- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): “Multiculturalismo”. Projeto orientado pela Prof.ª Dr.ª Núria Hanglei Cacete e financiado pela CAPES, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. FE-USP.
- “A Linguagem Cartográfica e sua Utilização na Climatologia”. Projeto orientado pela Prof.ª Dr.ª Fernanda Padovesi Fonseca e financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, por meio do Programa PIBIC – Bolsa FFLCH de Iniciação Cientifica. FFLCH- USP.
- “Análise e avaliação da presença da cartografia na Geografia do ensino médio (Sistema Público), como subsídio à estruturação dos cursos de cartografia no ensino universitário”. Projeto orientado pela Prof.ª Dr.ª Fernanda Padovesi e financiado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, por meio do Programa Ensinar com Pesquisa. FFLCH – USP.
Publicações:
Apresentação de trabalhos:
- “Os CEUs que nos rodeiam”, In: Olhares de jovens Geógrafos para o Estado, a Cidade e a Educação / Maria Eliza Miranda (Organizadora). – 1. ed. – Curitiba: Appris, 2019.
- “Técnicas e Linguagens em Pesquisa Educacional”. XX Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP. FFLCH – USP, São Paulo.
- “A linguagem Cartográfica e sua Utilização na Climatologia” IV Simpósio Internacional de Climatologia (João Pessoa – PB) e IXI Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da USP (São Paulo – SP).
Apresentação de oficinas:
- “A Construção de Mapas Temáticos em Sala de Aula”. IV Encontro Nacional de Geográfos (UFRGS: Porto Alegre – RS); VI e VII Semana de Geografia (FFLCH-USP, São Paulo).
Monitoria de Disciplinas:
- Disciplinas: “Introdução à Cartografia” e “Climatologia II”, do Curso de Bacharelado em Geografia (FFLCH-USP – São Paulo).
Idiomas:
- Inglês – fluente.
- Espanhol – nível intermediário.
- Francês – nível intermediário.
Tecnologia:
- Pacote Office, Internet, Android IOS, ArcGIS, Corel Draw, GVSG, Philcarto, Spring e Maptitude.
Perfil:
- Dinamismo, comprometimento, responsabilidade, determinação, dedicação, envolvimento e organização.