Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica – Cód.: 08.01.4715/24.

Educação Infantil ao Ensino Médio.

Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica – Cód.: 08.01.4715/24.

Qualificações:

Profissional com sólida carreira na área educacional, atuando como Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil ao Ensino Médio

Atua em parceria com a equipe gestora pedagógica e com os docentes, revendo processos e avaliações, e como intermediando as relações entre direção, equipe de professores, alunos e famílias.

Na Coordenação Pedagógica, acompanha o trabalho diário dos professores, acolhendo e orientando-os em suas necessidades, bem como zelando para que o planejamento pedagógico seja executado.
Realiza reuniões com a equipe discutindo o planejamento, propondo discussões e estudos sobre diferentes temas.

Como Orientadora Educacional, realiza o acompanhamento dos alunos, por meio de relatórios individuais de desempenho acadêmico, analisando a vida escolar dos mesmos.

Experiência com atividades voltadas à orientação vocacional.

Propõe e desenvolve em conjunto com os discentes, estratégias que auxiliem o aluno no processo de ensino aprendizagem.

Possuí vivência com estudantes PCDs, inclusive acompanhando o trabalho realizado por especialistas orientando o professor em relação ao trato com os alunos assistidos.

Presta atendimento e orientação às famílias e aos alunos, de forma individual e coletiva, objetivando trabalhar questões voltadas para gestão de conflitos, organização de estudos, comportamento em sala, entre outros.

 

Trajetória Profissional:

Sólida carreira desenvolvida na área educacional, destacando-se:

  • Escola Viva:
  • Orientadora Educacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental;
  • Coordenadora do Núcleo de Práticas Inclusivas da Educação Infantil ao Ensino Médio.
  • Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo – Psicóloga Escolar.
  • Faculdade de Educação da USP – Monitora de docente para o curso de Pedagogia.
  • Nova Escola:
  • Orientadora Pedagógico Educacional para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • Coordenadora Pedagógica para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • Colégio Santa Cruz – Assistente de Orientação Educacional do Ensino Médio.
  • Colégio Oswald de Andrade – Assistente de Coordenação da Educação Infantil.
  • Associação Amigos do Projeto Guri A.A.P.G / Organização Social (OSCIP) – Coordenadora Pedagógica.
  • Associação Cidade Escola Aprendiz (OSCIP):
  • Educadora de referência do projeto Escola na Praça;
  • Gestora e Coordenadora do projeto educativo Escola na Praça.
  • Colégio Oswald de Andrade Caravelas – Assistente de Coordenação para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

Outras atividades:

  • Fundação Reggio Children e Centro Internacional Loris Malaguzzi – Experiência Internacional na cidade de Reggio Emilia – Itália: Observação ativa de atividades em sala de aula, reuniões com pais, reuniões com a coordenação (pedagogistas), reuniões com a direção (diretora educacional do município), reuniões com os responsáveis pela política pública da cidade (representantes da secretaria de educação), entre outras participações em eventos da cidade ligados ao projeto educativo como Reggionarra, formações internacionais, pesquisas em bibliotecas, atividades na cidade com as famílias e assembleias abertas com o prefeito.
  • RedSolare Brasil (ONG sobre a infância)Coordenadora do polo São Paulo – Organizando grupos de estudos abertos e gratuitos com escolas públicas e particulares para trocas de experiência e aprofundamento teórico sobre a abordagem de Reggio Emilia.
  • Atendimento Psicoterapêutico em clínica particular – sob supervisão de Isabel Kahn Marin.
  • Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC-SP – Atendimento clínico de famílias de crianças com deficiência no Projeto Inclusão, sob supervisão de Maria Cecília Corrêa de Faria.
  • Fundação Gol de Letra – Coordenação de oficinas de orientação profissional/vocacional, realizadas com grupo de jovens de baixa renda que trabalhavam no Banco do Brasil.
  • Creche pré-escola Zezinho / Cruzada Pró-Infância – auxílio à direção, por meio de estágio semanal vínculo à disciplina da graduação realizado sob supervisão de Isabel Kahn Marin.

 

Formação:

  • Mestre em Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE-USP.
  • Bacharel em Psicologia e título de Psicóloga pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Formação Complementar:

  • Serviço de aprimoramento em Atendimento à família na Clínica Ana Maria Poppovic com supervisão de Isabel Kahn Marin – PUC-SP.
  • Especialização: Abordagem psicanalítica de adolescentes em tempos atuais – Instituto Sedes Sapientiae.
  • Participação e co-organização dos grupos de estudos em Reggio Emilia- Itália – Redsolare Brasil em parceria com Centro Internacional Loris Malaguzzi e Reggio Children Fundation.
  • Políticas Públicas de Educação – FGV.
  • Curso “Contribuições da Psicanálise para a reflexão sobre a relação entre o professor e o aluno- a indisciplina, o fracasso escolar e a inclusão.” – Associação Lugar de Vida.
  • Grupos de estudos sobre os Seminários de Lacan com Rinaldo Voltolini.
  • Módulos I e II do curso de Formação em Educação Democrática – Instituto Lumiar.

 

Participação em Congressos e Eventos:

  • COPEDI-2015 (Congresso Paulista de Educação Infantil) realizado na UFSCAR, em parceria com USP, UNICAMP e UNESP.
  • Grupo de Estudos para América Latina promovido pelo Centro Internacional Loris Malaguzzi em Reggio Emilia – Itália.
  • Grupo de estudos Internacional (com a participação de mais de 40 países) realizado pelo Centro Internacional Loris Malaguzzi e Fundação Reggio Children em Reggio Emilia-Itália.
  • Grupo de estudos A metáfora da Criatividade e as Cem Linguagens (aprofundamento do trabalho do atelierista das escolas de infância de Reggio Emilia) promovido pela Fundação Reggio Children e Centro Internacional Loris Malaguzzi, em parceria com a RedSolare Brasil.
  • II Jornada de Psicanálise e Educação: Violência, Ética e Alteridade, oferecida pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.
  • I Seminário Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no Estado de São Paulo na FE-USP.
  • Seminário Internacional de Educação Integral promovido Pela Fundação Itaú Social em parceria com o CENPEC e a UNICEF.
  • Seminário promovido pelo Ministério da Cultura: Ação Ludicidade- Pontinhos de Cultura- Regional Sudeste, realizado no SESC em São José dos Campos.
  • Seminário “A sala de Aula que Ensina” ministrado pelo Prof.Dr. Martin Carnoy da Universidade de Stanford-EUA, realizado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).
  • VI Colóquio do LESPSI, Psicanálise, Educação e transmissão, realizado na USP nos dias 18 e 19 de novembro de 2006.
  • II Encontro Interinstitucional de Atendimento Psicológico à Queixa Escolar, realizado nos dias 1 e 2 de Abril de 2005, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, organizado por Adriana Marcondes Machado.
  • I Congresso de Psicologia Ciência e Profissão, realizado na Universidade de São Paulo (USP).

 

Apresentações de Trabalho:

Trabalhos apresentados, sendo os mais recentes:

  • Avaliação de Obras Complementares do Programa Nacional do Livro Didático para educação Infantil (PNLD) 2010, por meio de convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE. O trabalho realizado foi na qualidade de parecerista, analisando e avaliando livros quanto à sua adequação pedagógica nas diferentes áreas de ensino.
  • Monografia sobre atendimento clínico realizado na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic PUC-SP intitulado: “Psicoterapia: um espaço para o tempo”.
  • Dissertação de trabalho de conclusão de curso, como exigência para graduação em psicologia, intitulada: “Psicoprofilaxia em um cotidiano escolar: uma reflexão sobre uma escola democrática – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
  • Iniciação Científica na PUC-SP: Pesquisa realizada com bolsa auxílio do CEPE-PIBIC e CNPQ, orientada por Nilza Micheletto: a pesquisa foi realizada com crianças participantes de projetos da ONG Ateliê Acaia na região oeste da cidade de São Paulo

 

Idiomas:

  • Italiano – Avançado.
  • Inglês – Intermediário/avançado (B2 – leitura, escrita e fala)
  • Espanhol – Intermediário.
  • Francês – Básico.

 

Tecnologia:

  • Usuária da Informática (Pacote Office e Internet).
  • Google Classroom e Moodle.

 

Perfil:

Proatividade, dinamismo, organização, comprometimento, dedicação, facilidade no relacionamento interpessoal e no trabalho em equipe.

 

 

Quer entrar em contato com este candidato?

Preencha o formulário abaixo, iremos entrar em contato.