Qualificações:
Profissional com destacada carreira no âmbito educacional e vivência em escolas de médio e grande porte da Educação Básica com expertise na Gestão Pedagógica, Educacional e de Projetos.
Na Coordenação Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio detém experiência com as atribuições e responsabilidades relacionados ao cargo, dentre elas destacam-se:
- Participação na avaliação e atualização do PPP, Planejamento do Currículo e Calendário Anual, dentre outros, respeitando as diretrizes e objetivos institucionais e da BNCC;
- Desenvolvimento e implementação do novo Currículo do Ensino Médio, articulando aulas da Formação Geral Básica às aulas de Itinerarios formativos e de Projeto de Vida, bem como o acompanhamento de suas recentes atualizações.
- Aprimoramento do currículo do Ensino Fundamental, com o objetivo de capacitar o aluno na transição para on E. Médio e desenvolver habilidades na resolução de problemas e desenvolvimento de projetos.
- Atuação na Gestão de Pessoas no que tange a contratação, atribuição de aulas, definição de horários, acompanhamento, desenvolvimento, feedbacks, suporte, avaliação de desempenho e desligamento dos colaboradores.
- Participação em formações conduzidas por Lilian Bacich, na formação de professores utilizando o conceito de Planejamento Reverso, emprego de metodologias ativas, desenvolvimento de projetos e utilização de plataformas/recursos digitais, entre outros;
- Capacitação e aprimoramento contínuo da equipe para pedagógica à adequação e melhoria das prática, bem como dos processos de avaliação da aprendizagem e preparação dos alunos às avaliações (internas e externas);
- Dedicação à equipe pedagógica, técnica e de apoio utilizando a escuta sensível para diagnóstico e de acolhimento, alinhamento, mediação e solução de conflitos;
- Coordenação do Pedagógico desde a criação do planejamento e ações estratégicas, incluindo definição de papéis e responsabildiades dos colaboradores à aplicabilidade em consonância até o rendimento dos alunos;
- Condução de reuniões com docentes para alinhamento, levantamento e resolução de problemas relativos ao desenvolvimento escolar do aluno nos seus diferentes aspectos (pedagógicos, socioemocionais etc), por meio de um processo dialogado, reflexivo e com definição de estratégias de intervenção e metas.
- Gestão dos desempenho das práticas, dos professores e dos discentes por meio dos indicadores, relatórios e observações in loco avaliando a consistência e coerência entre o planos x práticas x avaliações; relacionamento interpessoal e os resultados atingidos;
- Experiência no trabalho com sistemas de ensino, tais como Anglo e mais recentemente, Sistema Poliedro, envolvendo planejamento, material didático, plataforma, simulados e análise de resultados.
- Orientação de alunos e professores na compreensão da nota TRI e sua utilização como estratégia na obtenção de melhores resultados no Exame Nacional do E. Médio (Enem).
- Organização saídas pedagógicas culturais e estudos de campo, atrelando-os ao trabalho pedagógico e à formação ampla do estudante como cidadão, bem como Jornada de Profissões, visitas a universidades e instituições, vinculadas ao projeto de vida alunos e suas escolhas futuras.
- Atendimento às famílias para apresentação dos projetos, alterações, esclarecimento de dúvidas, orientações e solução de problemas, entre outros visando o fortalecimento da parceria;
- Realização do processo de adaptação (social e pedagógica) dos alunos ingressantes.
Trajetória Profissional:
- Colégio Santa Amália – Coordenador Pedagógico do 9º ano E. Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Santa Marcelina – Coordenador Pedagógico do 9º ano E. Fundamental e Ensino Médio.
- Colégio Iavne:
- Coordenador Pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio;
- Orientador Educacional do Ensino Médio;
- Professor de Ciências nos Anos Finais do Fundamental.
- Colégio Santo Américo:
- Coordenador Pedagógico dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
- Professor de Ciências nos Anos Finais do Fundamental e de Biologia no Ensino Médio;
- Tutor/Orientador de estudos.
- Colégio Guilherme Dumont Villares – Professor de Biologia para o Ensino Médio.
- Colégio Augusto Laranja – Professor de Ciências nos Anos Finais do Fundamental.
- Colégio Cardeal Motta:
- Professor de Biologia e de Laboratório (Biologia e Química) do Ensino Médio;
- Professor integrante do Projeto Fast Pants da Universidade de Wisconsin (EUA) integrando alunos de escolas norte-americanas, israelenses e brasileiras, visando o conhecimento e a vivência do método científico, assim como conhecimento das interações ecológicas e coevolução entre insetos e plantas.
- Colégio Santana – Professor de Ciências nos Anos Finais do Fundamental e de Laboratório (Biologia) para o Ensino Médio.
- Colégio Arquidiocesano de São Paulo – Professor substituto de Ciências nos Anos Finais do Fundamental e de Recuperação Contínua em Biologia no Ensino Médio.
Formação:
- MBA USP/Esalq – Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão Escolar (abril de 2017 – agosto de 2019).
- Colégio Santa Amália / Triade educacional – Planejamento para a compreensão na implantação do PPP (maio/novembro 2023).
- Colégio Santa Marcelina / Márcia Padilha e Ana Paula Gaspar – Formação para Elaboração de Rubricas(agosto/outubro 2021)
- Faculdade Santa Marcelina/Redesenho Educacional – Aprendizagem ativa com recursos digitais, Educação – Coordenadora curso Profª Danielle Lima (março/junho de 2021)
- Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar (especialização em Pedagogia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) – não concluído.
- Complementação Pedagógica em Administração Escolar pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN (não concluído).
- Bacharelado, licenciaturas: curta e plena, em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
- Bacharelado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
Idiomas:
- Francês: bons conhecimentos – Aliança Francesa – Université de Nancy
Curso Superior de História, Literatura e Língua Francesa. - Inglês: conhecimentos intermediários – União Cultural Brasil-Estados Unidos – curso básico
Cultura Inglesa – curso intermediário.
- Alemão – conhecimentos básicos – Instituto Vox – curso básico
- Espanhol – conhecimento intermediário do idioma através de intercâmbio com membros de colégios beneditinos no Chile.
Encontros e Simpósios:
- Seminário Internacional: Projetos de Vida e transformações sociais – seminário de práticas e conhecimentos pedagógicos promovido pela Faculdade de Educação (FEUSP) – 2024.
- Icloc 2023 – seminário de práticas pedagógicas promovido pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho
- CeLiga Práticas 2023 – seminário de práticas pedagógicas promovido pela Liga Solidária.
- Seminário “A Avaliação dos alunos e o Desempenho Escolar” – Fundación Santillana/Editora Moderna – 2004.
- Seminário Nacional de Marketing e Criatividade na Educação – Rogério Mainardes e Ziraldo Alves Pinto – 2003.
- II Seminário Internacional de Educação – Secretaria Municipal de Educação de Campinas – 2003.
- II Congresso Internacional de Escolas Beneditinas Colégio Santo Américo – 2002.
- IV Encontro de Ensino de Biologia – Faculdade de Educação da USP – 1991.
- Semana do Meio Ambiente – Instituto de Biociências da USP – 1990.
- IX ENEB – UFRJ – Reunião anual de 1988.
- SBPC/USP- Reunião anual de 1988 – monitoramento.
Perfil:
Boa oratória, objetividade, organização, facilidade no relacionamento, determinação e postura analítica.