Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional – Cód. 09.10.4768/2025.

Educação Infantil ao Ensino Médio.

Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional – Cód. 09.10.4768/2025.

Qualificações:

Profissional da educação com carreira consolidada como Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional. Sua experiência abrange todos os níveis da Educação Básica, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Sua atuação na Coordenação Pedagógica equilibra uma gestão objetiva e focada em metas com a humanização das relações. Promove um ambiente colaborativo e acolhedor por meio da escuta ativa e da criação de parcerias estratégicas.

Atua em estreita colaboração com a Direção Geral na definição de estratégias para fortalecer o relacionamento com professores e alunos. O foco dessa parceria é a manutenção de turmas e o engajamento contínuo no processo de aprendizagem. Dentre as suas principais atribuições e responsabilidades, destacam-se:

 

Gestão Estratégica e Análise de Dados:

  • Experiência na elaboração e revisão das normas do Regimento Interno, Projeto Político Pedagógico, Matriz Curricular e Manual contendo orientações disciplinares para estudantes e colaboradores.
  • Responsável em assegurar que as ações pedagógicas sejam realizadas dentro dos padrões de qualidade, políticas estabelecidas e as normas legais vigentes.
  • Aptidão na elaboração de planilhas com indicadores, gráficos, percentual de desenvolvimento da turma, realização de conteúdos por área do conhecimento, visando trabalhar as habilidades e competências que são pré-requisitos para uma formação eficaz.
  • Responsável em acompanhar o desempenho e desenvolvimento acadêmico e disciplinar dos discentes através dos indicadores: observação de aula, reunião com professores, análise de relatórios e diários de classe.
  • Responsável em promover ações que visam o desenvolvimento da qualidade da educação e o sucesso da aprendizagem dos estudantes e da escola.

 

Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Docente:

  • Responsável pelo processo seletivo de docentes e auxiliares pedagógicos, elaborando provas e conduzindo entrevistas, juntamente com o Departamento de Recursos Humanos.
  • Vivência na formação continuada com a equipe de educadores e demais colaboradores.
  • Responsável pelo planejamento, acompanhamento e/ou execução de treinamentos para auxiliares de sala e de pátio, a fim de prepará-los para o atendimento aos estudantes.
  • Experiência na elaboração da avaliação mensal, semestral ou anual de desempenho dos educadores e colaboradores pedagógicos.
  • Experiência em organizar e dirigir reuniões de pais, reuniões pedagógicas e conselho de classe.
  • Prática em subsidiar educadores na identificação das dificuldades de aprendizagem de seus estudantes, analisando suas causas e encaminhando ações pedagógicas e estratégias de ensino que atendam às necessidades individuais dos alunos.
  • Prática para elaborar estratégias em conjunto e oferecer suporte para a resolução de problemas do dia a dia.
  • Responsável pelo lançamento dos apontamentos na folha de pagamento dos educadores e auxiliares pedagógicos.

 

Gestão Pedagógica e Operacional:

  • Responsável pela elaboração do calendário anual, calendário de provas e recuperações, cronograma de atividades mensais, grades de horários de aula (no programa Urânia e manual) e comunicados internos/externos.
  • Prática para organizar turmas de todos os segmentos.
  • Responsável pelo acompanhamento da elaboração do planejamento pedagógico anual e conteúdo programático, de acordo com o material adotado.
  • Experiência em analisar material didático pedagógico, bem como conhecimento do material apostilado e editoriais.
  • Prática na análise e formatação de atividades diárias, provas e simulados de acordo com o segmento, bem como as orientações aos estudantes, visando o melhor preparo cognitivo e emocional.
  • Experiência em supervisionar provas, atividades e verificar a coerência com o planejamento, a fim de provocar a reflexão, orientando sempre que necessário.
  • Prática na elaboração e execução dos programas e projetos de ensino, contextualizado e interdisciplinar, objetivando o melhor desempenho das atividades docentes e discentes.
  • Vivência no atendimento aos estudantes, professores, pais, profissionais especialistas e formalização em prontuários.
  • Prática em atender os estudantes e detectar/acompanhar dificuldades na aprendizagem, no desenvolvimento social e emocional.
  • Experiência no atendimento aos pais, junto aos educadores e estudantes, expondo os pontos de aproveitamento ou as dificuldades do discente, buscando uma relação de parceria com a família.
  • Responsável pela organização da Feira das Profissões, palestras formativas e aplicação de teste vocacional junto a conceituadas Universidades do estado.
  • Prática na elaboração e acompanhamento do rito de passagem de um ciclo educacional a outro (palestras sobre mudanças, oficinas pedagógicas, etc.).
  • Experiência na organização e execução de festas e eventos pedagógicos e institucionais.
  • Responsável em organizar, supervisionar e auxiliar as atividades de estudo do meio, culturais e interdisciplinares.
  • Prática na elaboração da programação de curso de férias.
  • Aptidão na confecção de trabalhos manuais, como materiais pedagógicos e decorativos.
  • Responsável pelo acompanhamento da área do estudante (portal) e envio de comunicados.
  • Prática em acompanhar o portal do estudante em parceria com o sistema de ensino com material apostilado digital.
  • Prática no trabalho em parceria com os demais departamentos do colégio (Marketing, Secretaria, Financeiro, RH, TI, etc.).

 

Na Orientação Educacional compete o acompanhamento do desempenho acadêmico e disciplinar dos discentes, atuando para a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem. Além dessas atribuições, também é de sua responsabilidade:

 

  • O acompanhamento do desempenho dos alunos é realizado por meio de encontros individuais, da elaboração de relatórios e de avaliações sustentadas na análise de dados e indicadores. Esses indicadores abrangem as dimensões de aprendizagem, convivência e frequência escolar, o que viabiliza um monitoramento mais preciso e direcionado.
  • Oferece atendimento e orientação especializada a alunos e suas famílias, por meio de acompanhamento individual e ações coletivas. Essa atuação tem como propósito mediar questões cruciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, incluindo gestão de conflitos, organização de rotinas de estudo, adequação do comportamento em ambiente escolar e demais aspectos socioemocionais e pedagógicos.

 

  

Trajetória Profissional:

Vinte e oito anos de carreira desenvolvida em instituições, como:

Gestão Pedagógica e Orientação Educacional:

  • Colégio Guilherme Dumont Villares – Orientadora Educacional do Ensino Fundamental Anos Finais.
  • Colégio da Companhia de Maria – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
  • Colégio Paulista – COPI – Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional do Ensino Médio Regular e Técnico.
  • Colégio Santa Clara – Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Centro Educacional Brasil Central: Coordenadora Pedagógica do Fundamental II e Ensino Médio // Professora Titular.
  • Colégio Expansão – Professora titular pré-alfabetização – 1º Ano

 

Formação:

  • MBA em Gestão Escolar – USP
  • Pós-graduação em Docência Universitária pela Universidade Paulista – UNIP.
  • Graduação em Pedagogia com licenciatura plena em Supervisão e Administração Escolar pela Universidade Paulista – UNIP.
  • Magistério pelo Colégio Barão do Rio Branco.

 

Formação Complementar:

  • Capacitação de Tutores – ANATED
  • Aperfeiçoamento em Educação Integral e Integrada – Universidade Federal de Goiás – UFG.

 

Cursos:

Participação ativa em diversos cursos, palestras, seminários, congressos para aprimoramento profissional.

  • Palestra: Educação digital – vício em jogos digitais.
  • Palestra: Educando o jovem do futuro: habilidades que realmente importam.
  • Palestra: Prevenção ao bullying e cyberbullying.
  • Dependências Tecnológicas – As novas doenças da atualidade – Dr. Cristiano Nabuco
  • Seminário Internacional sobre Transtornos Específicos da Aprendizagem e do Neurodesenvolvimento: da medicalização ao silenciamento da educação.
  • Palestra: Preparação para o Ensino Médio – O que muda?
  • Aspectos pedagógicos na sala de aula sobre o Parecer CNE/CP nº 50/2024: orientações práticas para Instituições da ANEC.
  • Palestra: Resiliência e Gestão Emocional – Medalhista Tiago Camilo.
  • II Congresso Internacional Rede Escolas Companhia de Maria NS – Educação Infantil: Em companhia, construímos o futuro a partir da infância.
  • Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para tempos de mudança – PUCRS
  • Estratégias para engajar alunos: como sua escola pode usar a gamificação – Árvore
  • Congresso Educa Week – O futuro das escolas pós-covid-19
  • Seminário Internacional da Avaliação da Aprendizagem – Instituto Casagrande
  • Congresso Bett Educar:
  • Currículo Referência em Tecnologia e Computação na Educação Básica;
  • Desenvolvendo competências pessoais e inclusão social através do esporte: Projeto Fábrica de Vencedores;
  • Como transformar uma escola convencional em uma escola inovadora?
  • Aprendizagem baseada em experiências: perspectivas internacionais sobre aprendizagem no Século XXI.
  • Curso Jovens Empreendedores Primeiro Passo – JEPP – SEBRAE
  • BNCC: o papel da tecnologia e os desafios de implementação
  • BNCC: competências gerais – FTD
  • Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais em Sala de Aula
  • Capacitação de habilidades e competências para elaboração de questões para o ENEM
  • Mediadora no VIII Congresso ICLOC – Práticas em sala de aula
  • Congresso de Gestores Sistema de Ensino Integral – SAS (Sistema Ari de Sá)
  • VII Congresso ICLOC – Práticas em sala de aula
  • Congresso Nacional de Educação Católica – Uma nova educação é possível – ANEC
  • Pré-Congresso Regional de Educação Católica – Uma nova educação é possível? – ANEC
  • Palestra: O Redimensionamento da Nova Escola Católica – ANEC
  • Curso: Atitude – Vencedores e Perdedores – Business Center Treinamentos
  • Curso: Projeto Político Pedagógico – SEPE
  • 12º Congresso – PENSAR – Tema: Educação de qualidade. O desafio do nosso tempo – Realização O POPULAR
  • XXI Encontro Regional de Psicopedagogia – Tema: Escola na atualidade: Desafios e Possibilidades
  • Curso: Liderança – O fator resultado – Business Center Treinamentos
  • Curso: O que é vender no mundo de hoje – Business Center Treinamentos
  • Oficina de Conselho de Classe – SEPE
  • Palestra: Proposta Sócio-Interacionista
  • Palestra: Distúrbios na Aprendizagem
  • Palestra: Redes Sociais, Educação para o Empreendedorismo Global – AEC – GO
  • Congresso Nacional de Educação Católica – Educação, Inovação e Empreendedorismo Global – ANEC
  • Capacitação: Atualização da Gestão em Secretaria Escolar – SEPE
  • Palestra: Letramento Visual – UNIP
  • Oficina de Arte – UNIP
  • Trabalhando com releituras – Escultura em papel
  • Linguagem Plástica – Trabalhando com releituras – Decoração com balões
  • Palestra: Administração/Gestão Escolar na Ótica da DRE
  • Projeto Contando Histórias – UNIP
  • 1º Curso de Síndrome da Deficiência Postural e Dislexia – Amen
  • I Seminário Darwin de Educação – Faculdade Darwin – DF
  • Palestras: O despertar do Gênio – Aprendendo com o Cérebro Todo
  • Viver e Vencer – Eduque Seu Cérebro
  • Técnicas de Redação e Produção de Textos Ilustrados
  • Congresso de Educação Brasília – DF – Rede PITAGORÁS
  • Palestras: Ética, Educação e Conhecimento.
  • Motivação e autoestima no processo ensino-aprendizagem.
  • I Seminário dos Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – SINPROEP – DF
  • Pacote Office XP – SENAI
  • Administração Financeira – SENAC
  • Programa SEBRAE de Qualidade Total – SEBRAE
  • Vendas – Excelência no Relacionamento
  • Excelência no Atendimento ao Cliente – SENAI

 

Produções Bibliográficas:

  • BEZERRA, M. L. , O Valor das Emoções, Belo Horizonte, Revista AME Educando, ano 45, nº 387, Maio 2012.
  • BEZERRA, M. L., Projeto “Literatura em Ação: Ler é Preciso. Entender é Essencial!”, Revista Páginas Abertas, Editora Paulus, São Paulo- SP, p. 34-35, ano 37, nº 51, 2012
  • BEZERRA, M. L. . Experiências Subjetivas na Educação: Afetividade, Emoção e Sentimento.. Clarear, Goiânia, p. 1 – 12, 22 nov. 2011.
  • BEZERRA, M. L. . Educação Católica, Fascinante prática Pedagógica. Clarear, Goiânia, p. 1 – 12, 01 dez. 2010.

 

Apresentações de Trabalho

  • BEZERRA, M. L. . Arte Digital – Evolução histórica – Arte e Educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

 

Idiomas:

  • Conhecimento intermediário em Inglês e Espanhol
  • Atualmente realiza aulas particulares de Inglês semanalmente para adquirir mais conhecimento da língua e aprimorar a conversação.

 

Tecnologia:

  • Pacote Office e Internet

 

Perfil:

Organização, comunicação, empatia, liderança, dinamismo, comprometimento, facilidade no trabalho em equipe e orientação para resultados.

Quer entrar em contato com este candidato?

Preencha o formulário abaixo, iremos entrar em contato.