Coordenação Pedagógica 
Cód.: 19.10.2023/23

Sub Título 1

Sub Título 2

Coordenação Pedagógica 
Cód.: 19.10.2023/23

Qualificações:   

Doutoranda Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC, com carreira consolidada, desenvolvida em renomadas instituições de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior.
Possui experiência como Professora Polivalente com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a expertise e know-how para atuar como Coordenadora Pedagógica, na qual desenvolve uma gestão democrática e humanizada, assumindo várias responsabilidades inerentes a resultados, processos e pessoas, buscando o atingimento dos objetivos estipulados por meio de diversas atribuições, como: atualização do PPP, Matriz Curricular, Regimento Escolar em conformidade com a BNCC, assim como contribui no planejamento, calendário anual e no desenvolvimento de projetos.
Detém uma vasta experiência com a capacitação de professores, sendo a criadora de cursos de Pós-Graduação e Extensão Universitária, no qual corrobora muito para implantação de treinamentos, cursos, palestras e reuniões formativas voltadas ao aperfeiçoamento dos profissionais em suas práticas pedagógicas a fim de alavancar a aprendizagem e rendimento dos alunos.
Estabelece bom relacionamento com os pais, realizando atendimentos personalizados, de forma individual ou em grupo, com objetivo de mantê-los sempre bem orientados e atualizados. 
Organiza projetos interdisciplinares, estudos do meio e saídas pedagógicas.
Coordena eventos para pais, alunos, professores e visitantes, visando o estreitamento dos vínculos e melhoria da imagem da instituição junto à comunidade local. 

 

Trajetória Profissional:  

Vinte e sete anos dedicados à educação em instituições de grande porte, destacando:

  • COGEAE — Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP – Formadora no curso de extensão “Construindo uma prática de letramento para a formação de leitores”. 
  • Instituto Singularidades:
    – Formadora no curso de extensão “A produção escrita no contexto escolar: Planejamento, textualização, revisão e edição”;
    – Formadora no curso de pós-graduação “Educação Bilíngue”; disciplina “O trabalho com literatura em contexto multilíngue” (presencial e on-line);
    – Formadora no curso de pós-graduação “Alfabetização”; disciplina “Produção textual” (on-line). 
  • Colégio São Luís – Professora Polivalente (4º e 5º anos). 
  • Escola Beit Yaacov – Professora de Língua Portuguesa e Matemática — 3º ano).
  • Colégio Pentágono – Professora Polivalente (4º e 5º anos). 

 

Formação:   

  • Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. 
  • Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. 
  • Pós-graduação em Fundamentos do Ensino da Matemática, pelo Mathema, em parceria com Universidade de Franca. 
  • Pós-graduação em Psicodedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. 
  • Graduada em Pedagogia (licenciatura plena e habilitação em Administração Escolar) pelas Faculdades Associadas do Ipiranga – FAI.   


Formação Complementar:
 

  • Curso de Extensão “Literaturas negras: poéticas dos nossos modos de dizer”, com Neide Almeida, pelo Educativo Emília. 
  • Curso de Extensão “Um mapa da terra do Nunca (Um mapa de Nunca Jamás) — Leituras e releituras declássicos infantis e juvenis para a construção de um cânone transmídia”, pelo Laboratório Emília de Formação. 
  • Seminário “Arte, palavra e leitura na 1ª infância”, com curadoria do Instituto Emília e da Comunidade Educativa CEDAC. 
  • Curso de Extensão “La literatura me mata; ¿Existe la literatura juvenil?”, pelo Laboratório Emília de Formação. 
  • Oficina “Assessment / category 2: desarrollo profesional del IB” / Interntional Baccalaureate. 
  • Oficina “Escrever resenhas e indicações literárias na escola”, pelo Instituto Superior de Educação da Escola Vera Cruz (CEVEC). 
  • Curso de Extensão “Construindo uma prática de letramento para a formação de leitores”, pela Coordenadoria 
  • Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP – COGEAE. 
  • Curso de Extensão “Leitura e produção de textos: Trabalhando com a Noção de Gênero do Discurso”, pelaCoordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP – COGEAE. 
  • Projetos em Língua Portuguesa, sob coordenação de Maria José Nóbrega, pelo Instituto Superior de Educaçãoda Escola Vera Cruz (CEVEC). 

 

Palestras e Cursos: 

  • Seminário CSL de Práticas Pedagógicas 2018: O trabalho com pautas investigativas: desenvolvimento de autonomia para a construção colaborativa de saberes. 
  • Interagir 2018: A produção do discurso oral no contexto escolar: o planejamento e o processo de ensinoaprendizagem das situações comunicativas. 
  • ICLOC 2018 — Práticas na sala de aula: Letramento literário em uma perspectiva bilíngue: “Wonder”, um livro “Extraordinário” 
  • Beit Keness (Congresso Interno da Escola Beit Yaacov): O Pensar Alto em Grupo, as interações verbais e a compreensão de enunciações. 
  • ICLOC 2017 — Práticas na sala de aula: Nas entrelinhas das fábulas: as interações verbais e o desenvolvimento do raciocínio inferencial. 
  • Interagir 2016: O ensino da gramática e da ortografia na escola: como e por quê? 
  • INPLA 2015 — Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada: O Pensar Alto em Grupo e os raciocínios inferenciais para a co-construção dos sentidos do texto. 
  • Interagir 2015: A produção de texto como prática social de linguagem: para além dos muros da escola. 
  • Interagir 2014: Estratégias de leitura para a compreensão de textos das diversas áreas do conhecimento. 
  • Interagir 2013: Ler, compreender e interpretar textos? Explorando a competência leitora. 
  • Interagir 2012: Procedimentos de planejamento, escrita e revisão textual. 
  • Interagir 2009: Gêneros textuais: por uma aprendizagem significativa da leitura e escrita.

 

Produção de Materiais:  

  • Educação literária no contexto escolar, curso de extensão EAD para o Instituto Singularidades. 
  • Literatura em uma perspectiva multilíngue, disciplina EAD para o Instituto Singularidades.  
  • “A BNCC e a alfabetização para o 1º e 2º anos — práticas de linguagem”, para o Sistema Poliedro de Ensino. 
  • Curso “Alfabetização e letramentos: da teoria à prática docente”, trilha “Prática de Produção de Texto” (1º e 2ºanos), para a Secretaria Municipal de Educação de Recife (plataforma APTA / JoyStreet).  

 

Produções Escritas: 

  • Tese “Entre artes, entre vozes: imersão artístico-literária em rotação por estações para a co-construção dos sentidos de textos”.
  • Dissertação “Um texto e muitas vozes: as crianças, o Pensar Alto em Grupo e a construção de sentidos de poemas”.
  • Capítulo “A leitura literária em contextos bi e multilíngues”, in: MEGALE (org). Educação bilíngue: como fazer?São Paulo: Fundação Santillana.
  • Artigo “Mediação de leitura de poemas na infância: da condução do professor à co-construção de sentidos pelo leitor” (no prelo, Revista Intercâmbio).
  • Capítulo “A (não) formação do leitor poético a partir de livros didáticos: das constatações às proposições” (no prelo, Editora Pontes).
  • Artigo “Curadoria artístico-literária no contexto escolar: livros para além das atividades de averiguação e deaferição” (em processo de finalização de escrita). 

 

Tecnologia: 

  • Bons conhecimentos do Pacote Office e Internet. 

 

Perfil: 

Boa oratória, proatividade, dinamismo, segurança, responsabilidade, determinação, comprometimento, pontualidade, organização, ética, além da facilidade no trabalho em equipe. 

Quer entrar em contato com este candidato?

Preencha o formulário abaixo, iremos entrar em contato.