Qualificações:
Doutoranda Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC, com carreira consolidada, desenvolvida em renomadas instituições de ensino da Educação Básica e do Ensino Superior.
Possui experiência como Professora Polivalente com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a expertise e know-how para atuar como Coordenadora Pedagógica, na qual desenvolve uma gestão democrática e humanizada, assumindo várias responsabilidades inerentes a resultados, processos e pessoas, buscando o atingimento dos objetivos estipulados por meio de diversas atribuições, como: atualização do PPP, Matriz Curricular, Regimento Escolar em conformidade com a BNCC, assim como contribui no planejamento, calendário anual e no desenvolvimento de projetos.
Detém uma vasta experiência com a capacitação de professores, sendo a criadora de cursos de Pós-Graduação e Extensão Universitária, no qual corrobora muito para implantação de treinamentos, cursos, palestras e reuniões formativas voltadas ao aperfeiçoamento dos profissionais em suas práticas pedagógicas a fim de alavancar a aprendizagem e rendimento dos alunos.
Estabelece bom relacionamento com os pais, realizando atendimentos personalizados, de forma individual ou em grupo, com objetivo de mantê-los sempre bem orientados e atualizados.
Organiza projetos interdisciplinares, estudos do meio e saídas pedagógicas.
Coordena eventos para pais, alunos, professores e visitantes, visando o estreitamento dos vínculos e melhoria da imagem da instituição junto à comunidade local.
Trajetória Profissional:
Vinte e sete anos dedicados à educação em instituições de grande porte, destacando:
- COGEAE — Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP – Formadora no curso de extensão “Construindo uma prática de letramento para a formação de leitores”.
- Instituto Singularidades:
– Formadora no curso de extensão “A produção escrita no contexto escolar: Planejamento, textualização, revisão e edição”;
– Formadora no curso de pós-graduação “Educação Bilíngue”; disciplina “O trabalho com literatura em contexto multilíngue” (presencial e on-line);
– Formadora no curso de pós-graduação “Alfabetização”; disciplina “Produção textual” (on-line). - Colégio São Luís – Professora Polivalente (4º e 5º anos).
- Escola Beit Yaacov – Professora de Língua Portuguesa e Matemática — 3º ano).
- Colégio Pentágono – Professora Polivalente (4º e 5º anos).
Formação:
- Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
- Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
- Pós-graduação em Fundamentos do Ensino da Matemática, pelo Mathema, em parceria com Universidade de Franca.
- Pós-graduação em Psicodedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.
- Graduada em Pedagogia (licenciatura plena e habilitação em Administração Escolar) pelas Faculdades Associadas do Ipiranga – FAI.
Formação Complementar:
- Curso de Extensão “Literaturas negras: poéticas dos nossos modos de dizer”, com Neide Almeida, pelo Educativo Emília.
- Curso de Extensão “Um mapa da terra do Nunca (Um mapa de Nunca Jamás) — Leituras e releituras declássicos infantis e juvenis para a construção de um cânone transmídia”, pelo Laboratório Emília de Formação.
- Seminário “Arte, palavra e leitura na 1ª infância”, com curadoria do Instituto Emília e da Comunidade Educativa CEDAC.
- Curso de Extensão “La literatura me mata; ¿Existe la literatura juvenil?”, pelo Laboratório Emília de Formação.
- Oficina “Assessment / category 2: desarrollo profesional del IB” / Interntional Baccalaureate.
- Oficina “Escrever resenhas e indicações literárias na escola”, pelo Instituto Superior de Educação da Escola Vera Cruz (CEVEC).
- Curso de Extensão “Construindo uma prática de letramento para a formação de leitores”, pela Coordenadoria
- Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP – COGEAE.
- Curso de Extensão “Leitura e produção de textos: Trabalhando com a Noção de Gênero do Discurso”, pelaCoordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP – COGEAE.
- Projetos em Língua Portuguesa, sob coordenação de Maria José Nóbrega, pelo Instituto Superior de Educaçãoda Escola Vera Cruz (CEVEC).
Palestras e Cursos:
- Seminário CSL de Práticas Pedagógicas 2018: O trabalho com pautas investigativas: desenvolvimento de autonomia para a construção colaborativa de saberes.
- Interagir 2018: A produção do discurso oral no contexto escolar: o planejamento e o processo de ensinoaprendizagem das situações comunicativas.
- ICLOC 2018 — Práticas na sala de aula: Letramento literário em uma perspectiva bilíngue: “Wonder”, um livro “Extraordinário”
- Beit Keness (Congresso Interno da Escola Beit Yaacov): O Pensar Alto em Grupo, as interações verbais e a compreensão de enunciações.
- ICLOC 2017 — Práticas na sala de aula: Nas entrelinhas das fábulas: as interações verbais e o desenvolvimento do raciocínio inferencial.
- Interagir 2016: O ensino da gramática e da ortografia na escola: como e por quê?
- INPLA 2015 — Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada: O Pensar Alto em Grupo e os raciocínios inferenciais para a co-construção dos sentidos do texto.
- Interagir 2015: A produção de texto como prática social de linguagem: para além dos muros da escola.
- Interagir 2014: Estratégias de leitura para a compreensão de textos das diversas áreas do conhecimento.
- Interagir 2013: Ler, compreender e interpretar textos? Explorando a competência leitora.
- Interagir 2012: Procedimentos de planejamento, escrita e revisão textual.
- Interagir 2009: Gêneros textuais: por uma aprendizagem significativa da leitura e escrita.
Produção de Materiais:
- Educação literária no contexto escolar, curso de extensão EAD para o Instituto Singularidades.
- Literatura em uma perspectiva multilíngue, disciplina EAD para o Instituto Singularidades.
- “A BNCC e a alfabetização para o 1º e 2º anos — práticas de linguagem”, para o Sistema Poliedro de Ensino.
- Curso “Alfabetização e letramentos: da teoria à prática docente”, trilha “Prática de Produção de Texto” (1º e 2ºanos), para a Secretaria Municipal de Educação de Recife (plataforma APTA / JoyStreet).
Produções Escritas:
- Tese “Entre artes, entre vozes: imersão artístico-literária em rotação por estações para a co-construção dos sentidos de textos”.
- Dissertação “Um texto e muitas vozes: as crianças, o Pensar Alto em Grupo e a construção de sentidos de poemas”.
- Capítulo “A leitura literária em contextos bi e multilíngues”, in: MEGALE (org). Educação bilíngue: como fazer? – São Paulo: Fundação Santillana.
- Artigo “Mediação de leitura de poemas na infância: da condução do professor à co-construção de sentidos pelo leitor” (no prelo, Revista Intercâmbio).
- Capítulo “A (não) formação do leitor poético a partir de livros didáticos: das constatações às proposições” (no prelo, Editora Pontes).
- Artigo “Curadoria artístico-literária no contexto escolar: livros para além das atividades de averiguação e deaferição” (em processo de finalização de escrita).
Tecnologia:
- Bons conhecimentos do Pacote Office e Internet.
Perfil:
Boa oratória, proatividade, dinamismo, segurança, responsabilidade, determinação, comprometimento, pontualidade, organização, ética, além da facilidade no trabalho em equipe.