Coordenação Pedagógica – Cód.: 12.02.4752/2025.

Educação Infantil ao Ensino Médio.

Coordenação Pedagógica – Cód.: 12.02.4752/2025.

Qualificações:

Mestre em Educação, com uma trajetória consolidada na área educacional, desenvolvida em instituições de Educação Básica. Possui ampla experiência na Coordenação Pedagógica, tendo atuado em renomadas instituições de ensino que abrangem desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, bem como o Ensino Médio.

Na Coordenação Pedagógica, exerce uma gestão democrática e participativa, promovendo a escuta ativa como estratégia para alcançar os melhores resultados. Valoriza a humanização das relações, criando um ambiente colaborativo e acolhedor, baseado na confiança, respeito e credibilidade.

Mantém-se presente no cotidiano escolar, acompanhando de perto o funcionamento da instituição por meio de interações formais e informais. Observa a postura e as relações entre colaboradores, alunos e a comunidade escolar, garantindo um ambiente harmonioso e produtivo. Trabalha em estreita colaboração com a Direção Geral para definir estratégias que fortaleçam o relacionamento com professores e alunos, com foco na manutenção de turmas e no engajamento contínuo na aprendizagem.

Dentre suas principais atribuições e responsabilidades, destacam-se:

  • Participação na revisão, atualização e adequação do PPP, Regimento Escolar, Calendário Escolar e demais documentos institucionais;
  • Elaboração da grade horária e atribuição de aulas, projetos e atividades;
  • Observação das aulas dos docentes, oferecendo suporte para aprimorar suas práticas pedagógicas e metodológicas;
  • Condução de reuniões periódicas para alinhamento e orientação dos docentes quanto à construção e execução de seus planejamentos;
  • Gestão de contratações, acompanhamento, desenvolvimento, feedbacks e avaliação de desempenho dos colaboradores;
  • Promoção de capacitações voltadas ao desenvolvimento contínuo da equipe, garantindo a qualificação necessária para enfrentar desafios e atender às demandas educacionais.

Trajetória Profissional:

Sólida carreira educacional desenvolvida em instituições particulares:

  • Instituto Educacional Beit Yakov Gestora Pedagógica.
  • Nossa Senhora das Dores – SP:
  • Gestora Pedagógica;
  • Coordenadora Pedagógica.
  • Colégio Nossa Senhora das Dores – MG – Coordenadora Pedagógica.
  • Inspetoria Madre Mazzarello – Congregação Salesiana – Gerente de Educação.
  • Nossa Senhora do Carmo – Congregação das Carmelitas – Consultora Pedagógica-Formação de Gestores: O Papel do Gestor Pedagógico.
  • Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo – Congregação Salesianos de Dom Bosco – PA – Consultora Pedagógica-Formação de Professores: Avaliação e Planejamento.
  • Rede Salesiana de Escolas – SP – Consultora Pedagógica-Formação de Gestores: Avaliação Institucional da Rede Salesiana de Escolas/Planejamento Estratégico AVALIA.
  • Rede Salesiana de Escolas – DF – Consultora Pedagógica-Gravação – Diálogos de formação: Avaliação Institucional Parte I e II.
  • Universidade Católica de Brasília – Consultora Pedagógica-Elaboração do plano de curso da disciplina de orientação educacional II da Pós-Graduação: “Orientação Educacional na Contemporaneidade – específica II” – EAD.
  • Colégio Salesiano Dom Bosco – Congregação Salesianos de Dom Bosco – MT – Consultora Pedagógica-Formação da equipe gestora e professores da educação Infantil ao Ensino Médio.
  • Colégio Magnum – MG – Supervisora Pedagógica.
  • Escola Municipal Maria de Magalhães Pinto – Consultora Pedagógica-Formação de professores e comunidade educativa.
  • Stella Escola Infantil – MG – Consultora Pedagógica-Formação da equipe gestora e professores.
  • Instituto Tarcísio Bisinotto – Consultora Pedagógica-Formação de equipe gestora e professores.

Outros:

  • Inspetoria Madre Mazzarello – MG – I Simpósio IMM: Educação Salesiana e cocriação – uma parceria sustentável e força transformadora – Organizadora e Painelista.

Formação:

  • Mestre em Educação – Universidade Nove de Julho – Uninove.
  • Pós-Graduação em Educação Infantil – Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais – CEPEMG.
  • Pós-Graduação em Psicopedagogia – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MG.
  • Licenciatura Plena em Pedagogia – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MG.

Idiomas:

  • Inglês Básico.


Informática:

  • Usuária da informática.


Cursos:

  • Encontro Nacional Rede PEA-UNESCO

Inovação Pedagógica: transformar a escola para mudar o futuro.

Local: Salvador

Carga horária: 20 horas/aula (2018)

  • Encontro Nacional Rede PEA-UNESCO

Mudanças Climáticas: o que nossas escolas podem fazer.

Local: Foz do Iguaçu

Carga horária: 20 horas/aula (2017)

  • Curso Incompany – UBEC – Implementação e Gestão de Governança Corporativa

Entidade patrocinadora: UBEC – União Brasiliense de Educação e Cultura

Local: Brasília – DF

Carga horária: 40 horas/aula (2014).

  • Pedagogia Sistêmica

Entidade patrocinadora: Alpha Coach Instituto de Desenvolvimento

Local: Cachoeira do Campo – MG

Carga horária: 20 horas/aula (2013)

  • Seminário Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias na RSE: Implicações para a formação Humana.

Entidade patrocinadora: Rede Salesiana de Escolas

Local: Brasília- DF

Carga horária: 24 horas/aula (2012)

  • I Fórum Internacional de Lideranças Educacionais

Entidade patrocinadora: SINEPE, Linha Direta e a Conexa Eventos

Local: Belo Horizonte MG

Carga horária: 24 horas/aula (2012)

  • 10º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e 1º Seminário de Gestão em Educação.

Entidade patrocinadora: Centro Universitário Uniabeu

Local: Curitiba- PR

Carga horária: 40 horas/aula (2011)

Participação em congressos e eventos com apresentação de trabalhos:

  • 54 ICA – International Congresso of Americanists.”Encontro intercultural e pesquisa educacional:oralidade e memória como aportes na costrução da História da Educação Latino-Americana do século XXI, realizado na Universidade de Viena.

Apresentação de Trabalho: Formação continuada dos professores da Educação Infantil:análise da produção de teses e dissertações na região Sudeste -1996/2004.

(Áustria – Viena) 2012.

  • 52º. Congresso Internacional de Americanistas – Simpósio História y prospectiva de la Universidad Latinoamericana. “Pueblos y Culturas de las Américas: Diálogos entre globalidad y localidad”, patrocinado pela Universidad de Seville – (España, Seville). 2006

Apresentação de Trabalho: “O ISEB e a política desenvolvimentista do Brasil”.

  • II Colóquio sobre Pesquisa de Instituições Escolares, patrocinado pela Universidade Nove de Julho (São Paulo – SP),2005. 7ª. Jornada Curitibana de Educação – “A Competência do Profissional da Educação: A busca da identidade”, patrocinada pela PUC-PR (Curitiba – PR),2001. Apresentação de trabalho: “Projetos Escolares: O Trabalho com os Conteúdos e sua Aplicabilidade na Prática Social’.
  • II COPEDI – Congresso Paulista de Educação Infantil “Encontros e Desencontros na Educação Infantil’, (Águas de Lindóia – SP),2000.

Participação em congressos e cursos no exterior:

  • XIX Viagem Educacional à Inglaterra e Polônia, promovida pelo sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo e organizada pelo IES Educacional.
  • A importância de Cambridge na educação da Inglaterra;
  • Sistema inglês de educação;
  • Polônia: Uma educação de estratégias e metas;
  • Sistema educacional da Polônia.

(Inglaterra e Polônia) 2017.

  • 2º Seminário Internacional Ampliando Horizontes para atrair e fidelizar mais alunos.

(Estados Unidos) 2014.

  • 54 ICA – International Congresso of Americanists.Encontro intercultural e pesquisa educacional:oralidade e memória como aportes na costrução da História da Educação Latino-Americana do século XXI, realizado na Universidade de Viena. (Áustria – Viena) 2012.
  • 52º. Congresso Internacional de Americanistas – Simpósio Historia y prospectiva de la Universidad Latinoamericana . “Pueblos y Culturas de las Américas: Diálogos entre globalidad y localidad”, patrocinado pela Universidad de Seville – (España, Seville) 2006.
  • “Encuentro Por La Unidad de Los Educadores Latinoamericanos”, patrocinado pelo Centro de referência latinoamericano para la educacion especial – (Havana – Cuba)1997.

Publicações:

  • Santos, Rúbia Andréa Duarte, Moreira, Maria Helena. A experiência da rede salesiana de escolas (RSE) do Brasil. Formação dos professores na aquisição da competência digital. Revista Di Scienze Dell”educazine. Pontificia Facoltà Di Scienze Dell”educazione Auxilium. Anno LII. Nº3. Settembre/Dicembre 2015.
  • Santos, Rúbia Andréa Duarte. Projetos escolares: O ISEB e a política desenvolvimentista do Brasil.Trabalho completo publicado nos anais do Simpósio, Historia y prospectiva de la Universidad Latinoamericana – 18-23 de julho de 2006 – Espanha – Seville
  • Santos, Rúbia Andréa Duarte. O ISEB e a política desenvolvimentista do Brasil: Anais do II Colóquio de Instituições Escolares: Paradigmas e Instituições de Formação Docente – 2005 – 23 a 25 de Novembro de 2005 – UNINOVE – São Paulo
  • Santos, Rúbia Andréa Duarte. Proposta Curricular de Educação 2000. Anais – II. COPEDI – Congresso Paulista de Educação Infantil. Águas de Lindóia, 2000.
  • Santos, Rúbia Andréa Duarte. Projetos escolares: O Trabalho com os conteúdos e sua aplicabilidade na prática social. Anais – 7ª. Jornada Curitibana de Educação. Curitiba, 2002.

Perfil: Bom relacionamento interpessoal, dinamismo, pró-atividade, organização, liderança, flexibilidade, gosto pelo trabalho em equipe e facilidade em lidar com regra

Quer entrar em contato com este candidato?

Preencha o formulário abaixo, iremos entrar em contato.