fbpx
Professora da Educação Infantil e Professora Polivalente – Cód.: 08.024401/18.
6 de agosto de 2018
Diretor Pedagógico – Cód.: 07.204397/18.
6 de agosto de 2018
Show all

Professora de Língua Portuguesa – Cód.: 08.01.4400/18.

Qualificações:

Profissional com carreira consolidada no âmbito educacional desenvolvida em instituições privadas e públicas da Educação Básica.

Como Professora de Língua Portuguesa, leciona diferentes frentes, como a Literatura, Gramática, Redação e Produção Textual nas Séries Finais do Ensino Fundamental e para alunos do Ensino Médio.

Habilidade para atuar com diferentes abordagens e estratégias, respeitando o tema, o perfil da turma e a proposta institucional.

Desenvolve aulas contextualizadas trabalhando o conceito a partir de fatos históricos, documentos, artes, notícias da época e assuntos correlatos de outras áreas; com o objetivo de atrair a atenção dos alunos e tornar a aprendizagem significativa.

Faz uso de diferentes recursos para promover a participação dos alunos em relação ao tema trabalhado, dentre elas destacam-se: imagens, debates, discussões e atividades práticas que somam-se aos filmes, vídeos, notícias, entre outros.

Promove, incentiva e orienta os estudantes ao desenvolvimento de pesquisas, produções textuais e apresentações trabalhando a capacidade, de leitura, interpretação, análises críticas, produção e argumentação de hipóteses e propostas.

Prática na preparação dos alunos para o ENEM e vestibulares por meio de aulas que contemplam o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias e aplicadas, inclusive em contextos e situações diversas.

Experiência no desenvolvimento e implantação de diversos projetos disciplinares e interdisciplinares, envolvendo produções de livros, seminários com bancas examinadoras e outros.

Vivência no acompanhamento dos alunos em estudos do meio.

Participa da organização e execução dos eventos e mostras cultuais realizadas nas instituições.

Mantém-se em constante atualização por meio de estudos, pesquisas, participação em eventos, congressos, exposições e cursos visando o aprimoramento contínuo.

Integra o GERAR: Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação pela FFLCH/USP e participa de seminários do GEN: Grupo de Estudos de Narrativas da ECA/USP.

No Ensino Superior, detém formação e disponibilidade em lecionar as disciplinas:  Introdução aos Estudos da Língua Portuguesa; Análise do Discurso; Semiótica; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa; entre outras.

Vivência na Orientação de monografias e disponibilidade para participar de Bancas Examinadoras.

 

Trajetória Profissional: 

Vinte anos de experiência no magistério dedicados ao ensino em escolas de Educação Básica, como:

  • Centro de Aperfeiçoamento do Português – Professora de Língua Portuguesa em cursos preparatórios para o ENEM e concursos.
  • Colégio Santo Ivo
    • Professora de Língua e Literatura no Ensino Médio
    • Professora de Gramática e Redação do 9º Ano
    • Orientadora de Monografias do Ensino Médio
  • Colégio Internacional Eugenio Montalle – Professora de de Língua e Literatura do Ensino Médio.
  • Colégio Anglo Porto União
    • Professora de Literatura e Gramática
    • Produção Textual do Ensino Médio e para Anos Finais do Ensino Fundamental II
    • Professora de Acompanhamento de Estudos
    • Professora e Tutora de Língua Portuguesa
  • Prefeitura Municipal de São Paulo
    • Professora de Educação Infantil
    • Professora Polivalente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 

Formação:

  • Mestrado na área de Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP.
  • Graduação em Letras – Português pela Universidade de São Paulo – USP.
  • Licenciatura em Letras – Português pela Universidade de São Paulo – USP.

 

Informática:

Usuária do Pacote Office, internet, Plataforma Geekie e Google Drive Education.

 

Idiomas:

Inglês – Nível intermediário.

Francês – intermediário – pela Aliança Francesa – Em curso.

Alemão – básico – Em curso.

 

Publicações:

Participação em eventos acadêmicos:

III Congresso Internacional de Retórica e Interdisciplina – IV Colóquio Nacional de Retórica – Retórica y manifestaciones de La violencia. 04 a 08 de setembro de 2017. Tucumã – Argentina. Exposição: “O uso das definições no discurso do fanatismo: Adolf Hitler e a utopia nazista”.

GERAR – IX Jornada – Retórica e argumentação: perspectivas interdisciplinares – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – 25de maio de 2017. Exposição: “Fanatismo e carisma: o uso das definições no discurso de Adolf Hitler”.

IX EPED – Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP. 19 e 20 de abril de 2017. Exposição: “Fanatismo e carisma: estratégias discursivas de Adolf Hitler na construção da concepção de mundo nazista”.

 

Apresentações de Trabalho

BORELLI, M. F. R. F. M.. Fanatismo e carisma: o uso das definições no discurso de Adolf Hitler. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

BORELLI, M. F. R. F. M.. Fanatismo e carisma: estratégias discursivas de Adolf Hitler na construção da concepção de mundo nazista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

 

Eventos

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

BORELLI, M. F. R. F. M.. Gerar – Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação. 2017. (Outro).

 

Perfil:

Boa oratória, seriedade, envolvimento, dedicação, determinação, desenvoltura nas relações interpessoais e no trabalho em equipe, somam-se ao respeito e cumprimento de regras e normas.

 

M.F.R.F.M.

_____________________________

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *